Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Daniel Ferreira da-
dc.date.accessioned2015-04-17T15:01:38Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:45:19Z-
dc.date.available2011-08-29-
dc.date.available2018-07-20T23:45:19Z-
dc.date.issued2010-12-16-
dc.identifier.citationSILVA, Daniel Ferreira da. A Influência de Calvino na Educação: um estudo no Colégio XV de novembro Garanhuns/PE. 2010. 103 f. Dissertação (Mestrado em Ciência das Religiões) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4164-
dc.description.abstractThis work is the result of a documental and field research about the Calvinist educational basis offered by the School XV de Novembro in Garanhuns/ PE. Our research problem was: Which were the principal aspects of the Calvinist Presbyterian Educational Formation which influenced in the formation and history of life or some former students of the school institution? Starting from the ideas of the theologist and reformer João Calvino, who gave strong emphasis to the education as a way of evangelize and adjust the members of his church, that consequently caused a consequence of the Protestant Reformation of the century XVI, in Genève, Switzerland. His teaching were released by several of his adepts, called Calvinist, Who took his protestant philosophy to other countries of Europe and North American United States, where they received the name o Presbiterians. From America, the Presbyterian Church sent its missionaries to Pernambuco in Brazil and here in 1900 they organized a school inside this religious confession in the city of Garanhuns. In the life histories of the former students it was found out that the fundaments of this school organization were centered in two main axes. The religious teaching as form of propagation of protestant faith, and the teaching of secular subjects aiming the preparation of men and women to serve in the society, contributing for a good formation of dign citizen, prepared for the religious, familiar and professional life. The authors who inspired this research were: Calvino (2006), Paulo Freire (1989 E 2000), Weber (2004), Fernandez-Armesto and Wilson (1997), Ferreira (1990, Delors (2006), Vieira (2008) among others.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-17T15:01:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 2918049 bytes, checksum: fb38dd63bcf1669df78167cb8bf473e7 (MD5) Previous issue date: 2010-12-16eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:45:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 5591068 bytes, checksum: 67d5f031d80fd93adf1760e662faf614 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2253 bytes, checksum: 359a43f64a86d2377d668e371557baea (MD5) Previous issue date: 2010-12-16en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação Calvinistapor
dc.subjectReforma Protestantepor
dc.subjectCalvinismopor
dc.subjectEducação Religiosapor
dc.subjectCalvinist Educationeng
dc.subjectProtestant Reformationeng
dc.subjectCalvinismeng
dc.subjectReligious Educationeng
dc.titleA Influência de Calvino na Educação: um estudo no Colégio XV de novembro Garanhuns/PEpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Storni, Maria Otilia Telles-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0554948272872788por
dc.description.resumoEste trabalho é resultante de uma pesquisa documental e de campo sobre as bases educacionais calvinistas oferecidas pelo Colégio XV de Novembro de Garanhuns/PE. Nosso problema de pesquisa foi: Quais foram os principais aspectos da formação educacional calvinista-presbiteriana que influenciaram na formação e história de vida de alguns ex-alunos dessa instituição escolar? Partimos das idéias do teólogo e reformador João Calvino, que deu forte ênfase à educação como forma de evangelizar e ajustar os membros da sua igreja, que por sua vez foi decorrente da Reforma Protestante do século XVI, em Genebra, na Suíça. Os seus ensinamentos foram divulgados por vários adeptos seus, chamados de calvinistas, que levaram sua filosofia protestante a outros países da Europa e Estados Unidos da América do Norte, onde receberam o nome de Presbiterianos. Da América, a Igreja Presbiteriana enviou seus missionários para Pernambuco no Brasil e aqui em 1900 eles organizaram um colégio dentro desta confissão religiosa na cidade de Garanhuns. Nas histórias de vida dos ex-alunos descobriu-se que os fundamentos dessa organização escolar foram centrados em dois eixos principais: o ensino religioso como forma de propagação da fé protestante, e o ensino de matérias seculares visando à preparação de homens e mulheres para servirem na sociedade, contribuindo dessa forma para uma boa formação de dignos cidadãos, preparados para a vida religiosa, familiar e profissional. Os autores que inspiraram esta pesquisa foram: Calvino (2006), Paulo Freire (1989 E 2000), Weber (2004), Fernandez-Armesto e Wilson (1997), Ferreira (2000), Delors (2006), entre outros.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências das Religiõespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16779/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf5,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.