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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4179
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Almir Batista da-
dc.date.accessioned2015-04-17T15:01:43Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:45:05Z-
dc.date.available2012-03-28-
dc.date.available2018-07-20T23:45:05Z-
dc.date.issued2011-12-26-
dc.identifier.citationSILVA, Almir Batista da. Religiosidade potiguara: tradição e ressignificação de rituais na aldeia São Francisco. Baía da Traição - Pb. 2011. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciência das Religiões) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4179-
dc.description.abstractThis research presents the religious aspects Potiguara existing in the village of San Francisco with its focus on the beliefs and practices experienced by indigenous people in their daily lives. There are three main religious denominations Potiguara: the traditional indigenous, Catholic and evangelical. The first aspect is passed from father to son, from time immemorial (the benzedras, strong prayers, hymns and toré) believe and revere the spirits of the forests, waterfalls, caves and ancient. The Indian Catholic, which has its foundations in Christianity, but with an ability to reframe recreation and permanent. And the indigenous evangelical, which is based on belief, grounded in Christian worship to the Father, Son and Holy Spirit, but with a "certain" openness to the practices of traditional indigenous religion. We present three separate religious dimensions, just as a didactic way, because in everyday life, they interact with each other, with a very dynamic religious aspect and every church has its doors open to receive members of the various sectors, no religious boundaries between existinto Potiguara. Our way of "mine" was so ethnographic, being present (place) in many moments of ritual. We chose the participant observation methodology because past rituals, there are different interpretations of the stories of indigenous participation in that religious context. We avail ourselves of some theorists, such as: Barcellos, Borau, Cruz Neto, Grunewald, Hoornaert, Eliade, Palitot Vilhena, among others, to support our writing from the data collected in the research field. It is inconceivable in Indian Potiguara as devoid of any creed. Atheist? Agnostic? Religiosity is indigenous in DNA, because the worship and reverence is part of your life and can not separate themselves from each other, like the body without the blood, can not exist, so the indigenous Potiguara without devotional creed hath not life.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectIndígena Potiguarapor
dc.subjectMitopor
dc.subjectRitopor
dc.subjectReligiãopor
dc.subjectIndigenous Potiguaraeng
dc.subjectMytheng
dc.subjectRiteeng
dc.subjectReligioneng
dc.titleReligiosidade potiguara: tradição e ressignificação de rituais na aldeia São Francisco. Baía da Traição - Pbpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Barcellos, Lusival Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836893918228181por
dc.contributor.advisor-co1Nascimento, Jose Mateus do-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1047359583159529por
dc.description.resumoEsta pesquisa apresenta as vertentes religiosas existentes na aldeia Potiguara de São Francisco tendo seu foco nas crenças e práticas vivenciadas pelos indígenas no seu cotidiano. São três as principais denominações religiosas Potiguara: a indígena tradicional, a católica e a evangélica. A primeira tem os aspectos repassados de pai para filho desde tempos imemoriais: as benzeduras, as rezas fortes, os cânticos e o toré; acreditam e reverenciam os espíritos das matas, cachoeiras, furnas e dos ancestrais. A indígena católica, que tem seus fundamentos no cristianismo, mas com uma capacidade de recriação e de ressignificação permanente. E a indígena evangélica, que tem como base de crença, fundamentada no culto cristão ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, porém, com certa abertura para as práticas da religião indígena tradicional. Apresentamos as três dimensões religiosas separadas, apenas como forma didática, pois no cotidiano elas interagem entre si, havendo um aspecto religioso muito dinâmico e cada igreja tem suas portas abertas para receber os membros das diversas vertentes, não existindo fronteiras religiosas entre os Potiguara. Nosso modo de garimpar foi de forma etnográfica, estando presente (loco) em muitos momentos dos rituais. Fizemos a opção metodológica pela observação participante porque, passados os rituais, há diferentes interpretações dos relatos dos indígenas da sua participação naquele contexto religioso. Valemo-nos de alguns teóricos, como: Barcellos, Borau, Cruz Neto, Grunewald, Hoornaert, Eliade, Palitot, Vilhena, dentre outros, para dar suporte à nossa redação a partir dos dados coletados na pesquisa de campo. É inconcebível pensar no indígena Potiguara, como desprovido de qualquer credo. Ateu? Agnóstico? A religiosidade está contida no DNA indígena, pois o adorar e o reverenciar faz parte de sua vida, não podendo separar-se um do outro; como o corpo sem o sangue não subsiste, assim, o indígena Potiguara sem o credo devocional não tem vida.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ciências das Religiõespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16116/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

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