Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4218Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Guedes, Márcia Lustosa Felix | - |
| dc.date.accessioned | 2015-04-17T15:02:09Z | - |
| dc.date.accessioned | 2018-07-20T23:45:43Z | - |
| dc.date.available | 2014-07-30 | - |
| dc.date.available | 2018-07-20T23:45:43Z | - |
| dc.date.issued | 2012-05-10 | - |
| dc.identifier.citation | GUEDES, Márcia Lustosa Felix. construction and implications of statements from teachers of Religious Education of the public schools in João Pessoa. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciência das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2012. | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4218 | - |
| dc.description.abstract | This study aimed at analyzing the contributions of the Religious Teaching teachers for the Political-pedagogical Project of some schools of the Municipal Teaching System. For the fulfillment of the research, interviews carried out with six teachers of six different municipal schools and personal notes about the pedagogical practice of these professionals were considered. For the theoretical approach, Bardin´s (2010) ideas, referring to Content Analysis, were used as well as Veiga´s (1995; 2001), Escarião´s (2001) and Vasconcellos´ ones (2002), among other authors, concerning the principles of the Political-pedagogical Project. Results revealed that the Political-pedagogical Project contributes meaningfully to the enhancement of the Religious Teaching subject, though it still requires experience of the school community for constructing a permanent practice of reflection about the educational actions involving the students´ critical formation. | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-17T15:02:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 965956 bytes, checksum: 0d629fd1445ac3b13d080aa0ea7e4f2a (MD5) Previous issue date: 2012-05-10 | eng |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-20T23:45:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 965956 bytes, checksum: 0d629fd1445ac3b13d080aa0ea7e4f2a (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1958 bytes, checksum: bd8012cb5339d2b73a6ff48d61dafa56 (MD5) Previous issue date: 2012-05-10 | en |
| dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
| dc.format | application/pdf | * |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
| dc.rights | Acesso aberto | por |
| dc.subject | Projeto Político-pedagógico | por |
| dc.subject | Ensino Religioso | por |
| dc.subject | Análise de Conteúdo | por |
| dc.subject | Political-pedagogical Project | eng |
| dc.subject | Religious Teaching | eng |
| dc.subject | Content Analysis | eng |
| dc.title | Projeto Político-Pedagógico: construção e implicações a partir dos enunciados dos docentes de Ensino Religioso das escolas municipais de João Pessoa-PB | por |
| dc.title.alternative | construction and implications of statements from teachers of Religious Education of the public schools in João Pessoa | eng |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Medonça, Otávio Machado Lopes de | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5184615276973567 | por |
| dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0337602555313232 | por |
| dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar as contribuições do Projeto Político-pedagógico para o docente do Ensino Religioso de algumas escolas da rede Municipal de Ensino. Para a elaboração da pesquisa, foram consideradas as entrevistas aplicadas a seis professores de seis escolas municipais distintas, além de anotações pessoais a respeito da prática pedagógica desses profissionais. Para a abordagem teórica, foram empregadas as ideias de Bardin (2010), referentes à Análise de Conteúdo, e de teóricos como Veiga (1995; 2001), Escarião (2001) e Vasconcellos (2002), entre outros, sobre os fundamentos do Projeto Político-pedagógico. Os resultados revelaram que o Projeto Político-pedagógico contribui substancialmente para a melhoria do Ensino Religioso, embora ainda demande experiência e vivência da comunidade escolar para construir uma prática permanente de reflexão sobre as ações educativas voltadas para a formação crítica dos alunos. | por |
| dc.publisher.country | Brasil | por |
| dc.publisher.department | Ciência das Religiões | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões | por |
| dc.publisher.initials | UFPB | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
| dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16208/arquivototal.pdf.jpg | * |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| arquivototal.pdf | 943,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
