Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4218
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuedes, Márcia Lustosa Felix-
dc.date.accessioned2015-04-17T15:02:09Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:45:43Z-
dc.date.available2014-07-30-
dc.date.available2018-07-20T23:45:43Z-
dc.date.issued2012-05-10-
dc.identifier.citationGUEDES, Márcia Lustosa Felix. construction and implications of statements from teachers of Religious Education of the public schools in João Pessoa. 2012. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciência das Religiões) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4218-
dc.description.abstractThis study aimed at analyzing the contributions of the Religious Teaching teachers for the Political-pedagogical Project of some schools of the Municipal Teaching System. For the fulfillment of the research, interviews carried out with six teachers of six different municipal schools and personal notes about the pedagogical practice of these professionals were considered. For the theoretical approach, Bardin´s (2010) ideas, referring to Content Analysis, were used as well as Veiga´s (1995; 2001), Escarião´s (2001) and Vasconcellos´ ones (2002), among other authors, concerning the principles of the Political-pedagogical Project. Results revealed that the Political-pedagogical Project contributes meaningfully to the enhancement of the Religious Teaching subject, though it still requires experience of the school community for constructing a permanent practice of reflection about the educational actions involving the students´ critical formation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-17T15:02:09Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 965956 bytes, checksum: 0d629fd1445ac3b13d080aa0ea7e4f2a (MD5) Previous issue date: 2012-05-10eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:45:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 965956 bytes, checksum: 0d629fd1445ac3b13d080aa0ea7e4f2a (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1958 bytes, checksum: bd8012cb5339d2b73a6ff48d61dafa56 (MD5) Previous issue date: 2012-05-10en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectProjeto Político-pedagógicopor
dc.subjectEnsino Religiosopor
dc.subjectAnálise de Conteúdopor
dc.subjectPolitical-pedagogical Projecteng
dc.subjectReligious Teachingeng
dc.subjectContent Analysiseng
dc.titleProjeto Político-Pedagógico: construção e implicações a partir dos enunciados dos docentes de Ensino Religioso das escolas municipais de João Pessoa-PBpor
dc.title.alternativeconstruction and implications of statements from teachers of Religious Education of the public schools in João Pessoaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Medonça, Otávio Machado Lopes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5184615276973567por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0337602555313232por
dc.description.resumoEste estudo teve como objetivo analisar as contribuições do Projeto Político-pedagógico para o docente do Ensino Religioso de algumas escolas da rede Municipal de Ensino. Para a elaboração da pesquisa, foram consideradas as entrevistas aplicadas a seis professores de seis escolas municipais distintas, além de anotações pessoais a respeito da prática pedagógica desses profissionais. Para a abordagem teórica, foram empregadas as ideias de Bardin (2010), referentes à Análise de Conteúdo, e de teóricos como Veiga (1995; 2001), Escarião (2001) e Vasconcellos (2002), entre outros, sobre os fundamentos do Projeto Político-pedagógico. Os resultados revelaram que o Projeto Político-pedagógico contribui substancialmente para a melhoria do Ensino Religioso, embora ainda demande experiência e vivência da comunidade escolar para construir uma prática permanente de reflexão sobre as ações educativas voltadas para a formação crítica dos alunos.por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ciências das Religiõespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16208/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf943,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.