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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4222| Tipo: | Dissertação |
| Título: | História oral e memória do cotidiano das práticas religiosas da pessoa idosa em situação asilar |
| Autor(es): | Gomes, Margarida Maria Silva |
| Primeiro Orientador: | Silva, Marinilson Barbosa da |
| Resumo: | O número de idosos no fim do século XXI vem aumentando e hoje é uma realidade também constatada no Brasil e no estado da Paraíba, considerado o quinto estado da região Nordeste com maior população idosa. Aliado a essas mudanças acrescenta-se o surgimento de um número maior de idosos institucionalizados, devido aos novos padrões sociais, culturais e familiares. Os avanços tecnológicos trouxeram novos recursos, diagnósticos prévios no campo da medicina, cirurgia e farmacologia, propiciando intervenções terapêuticas e assistenciais mais efetivas, levando um número significativo de pessoas a chegarem à faixa etária cada vez mais elevada. Esse novo perfil populacional trouxe à tona a questão da institucionalização, onde alguns aspectos vêm contribuindo para o aumento significativo das instituições de longa permanência para idosos (ILPIs): a inserção da mulher no mercado de trabalho, a redução do número de filhos por família e os níveis de doenças crônicas degenerativas comuns nesse grupo etário. Nesse contexto a prática religiosa no cotidiano da instituição asilar serve como uma âncora no sentido de melhor enfrentar os desafios, sejam pessoais ou de convivência grupal, pois a religião, a religiosidade e a espiritualidade auxiliam no enfrentamento da velhice com segurança, esperança e fé de dias melhores. A pesquisa teve como objetivos analisar a história e memória oral do cotidiano das práticas religiosas da pessoa idosa em situação asilar, construir um referencial teórico acerca da temática em questão e traçar o perfil sociodemográfico de oito idosas usuárias de uma das seis ILPIs do município de João Pessoa e da referida instituição. Trata-se de uma pesquisa exploratória, descritiva, bibliográfica e documental, com abordagens qualitativa e quantitativa, tendo como enfoque uma instituição localizada no bairro Jardim Cidade Universitária. Os instrumentos para coleta de dados foram: entrevista semiestruturada e observações in loco, sendo utilizados um diário de anotações e prontuários das idosas que participaram da pesquisa. Uma característica marcante na ILPI pesquisada é a clientela, composta de 34 mulheres, todas com a saúde comprometida, na faixa etária entre 60 a 107 anos, mas a amostra foi de 8 mulheres entre 60 a 84 anos. Em relação aos dados sociodemográficos, foi constatado que: 47% eram solteiras, 12,5% casadas e outras, entre viúvas e separadas, somaram 50%, dados que remetem à questão da não habilidade das famílias, que não sabem cuidar dos seus idosos. 75% eram naturais do estado da Paraíba, 12,5% eram de Pernambuco e 12,5% do Espírito Santo, a maioria é trazida pelos familiares ou Ministério Público da Paraíba. Na admissão é feita uma avaliação socioassistencial. 62,5% são usuárias entre 6 meses a 2 anos; 12,5% são de 3 a 4 anos; e 25% são de mais de 4 anos. Em relação à religião, 75% são católicas, 12,5% são evangélicas e 12,5% são espíritas. Durante os depoimentos as idosas declararam que antes de virem para a ILPI professavam outra prática religiosa, mas como a ILPI professa a religião católica, elas aceitam ou, no silêncio dos seus aposentos, professam sua prática de origem que as confortam e dá esperança para dias melhores. |
| Abstract: | The number of elderly in the end of the twentieth first century has been increasing and is now a reality also found in Brazil and in the state of Paraíba, considered the fifth state in the Northeast region with larger elderly population. Allied to these changes is added the emergence of a greater number of institutionalized elderly, due to new social, cultural and family patterns. Technological advances brought new features, previous diagnoses in medicine, surgery and pharmacology, providing more effective therapeutic and care interventions, have led a significant number of people to reach the age increasingly high. This new population profile raised the question of institutionalization, where some aspects have contributed to the significant increase in long-stay institutions for the elderly (ILPIs): the insertion of women in the labor market, reducing the number of children per family and the levels of chronic degenerative diseases common in this age group. In this context the practice of religion the daily life of the asylum institution serves as an anchor to better meet the challenges, whether personal or group living, because religion, religiosity and spirituality help in facing the old age with security, hope and faith of better days. The research aimed to analyze the history and oral memory of the daily of religious practices of the elderly in asylum situation, construct a theoretical referential about the theme in question and trace the socio-demographic profile of eight elderly women users of one of the six ILPIs of the municipality of João Pessoa and of that institution. It is an exploratory, descriptive bibliographical and documental research, with qualitative and quantitative approaches, focusing an institution located in the Jardim Cidade Universitária neighborhood. The instruments for data collection were: semi-structured interview and in loco observations, using a diary of notes and records of the elderly women who participated in the survey. A remarkable characteristic in the researched ILPI is the clientele composed of 34 women, all with compromised health, aged between 60 to 107 years old, but the sample was of 8 women between 60 and 84 years old. In relation to socio-demographic data, it was found that: 47% were single, 12.5% married and others, among widowed and separated, totaled 50%, data that address the issue of no ability of skill families, who do not know take care of their elderly. 75% were born in the state of Paraíba, 12.5% were from Pernambuco and 12.5% of Espírito Santo, most is brought by relatives or the Public Prosecution of Paraíba. On admission an social and care evaluation is made. 62.5% are users between 6 months to 2 years, 12.5% were 3-4 years, and 25% are over 4 years. Regarding religion, 75% are Catholics, 12.5% are Protestant and 12.5% are Spiritualists. During the interviews the elderly women said that, before coming to the ILPI, professed another religious practice, but as the ILPI professes the Catholic religion, they accept or, in the silence of his room, profess their practice of origin that gives comfort and hope for better days. |
| Palavras-chave: | História oral Memória Pessoa idosa Prática religiosa Oral history Memory Elderly person Religious practice |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciência das Religiões |
| Programa: | Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões |
| Citação: | GOMES, Margarida Maria Silva. História oral e memória do cotidiano das práticas religiosas da pessoa idosa em situação asilar. 2013. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ciência das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2013. |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4222 |
| Data do documento: | 16-Abr-2013 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
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