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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4226
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Araujo, Maria Dalva de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2015-04-17T15:02:13Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T23:45:07Z | - |
dc.date.available | 2014-08-18 | - |
dc.date.available | 2018-07-20T23:45:07Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-25 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, Maria Dalva de Oliveira. Ensino religioso como aporte da formação humana: percepção de estudantes do ensino fundamental.. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciência das Religiões) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2014. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4226 | - |
dc.description.abstract | The theme of this dissertation is the relationship between Religious Education and Human Formation. Its object of analysis was the perception of Religious Education of Students 7th year of elementary education in a state school located in the city of Campina Grande / PB, paying attention to the significance that this discipline offers to their lives. This study examines the reality of this curricular component in the student's perspective in correlation with the process of human formation. In this sense, from the content of responses to subjective questions of the questionnaire, we obtained empirical data, through the technique of content analysis showed that the students' perception flags included elements of three categories: 1) religious education associating a vague meaning, without clear definition, 2) religious education involving the teaching of religion and religious education associating to life. It was found that predominates in the perception of students as the ER content transmission of religions. However, on the other hand, for some students these contents influence your mood. For analysis studies in the field of human development and knowledge building as well as research involving Religious Education were used. The intention of the study was to outline the characteristics enable reflections religious education as conducive to human development as a field of knowledge as recommended by the National Curriculum Parameters of Religious Education (PCNER). | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-04-17T15:02:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1031982 bytes, checksum: 2703552eb4fc6bcb80557dbafd088f8b (MD5) Previous issue date: 2014-07-25 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-20T23:45:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1031982 bytes, checksum: 2703552eb4fc6bcb80557dbafd088f8b (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2124 bytes, checksum: dfb8125d58bf6a3248a98b46237f850e (MD5) Previous issue date: 2014-07-25 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Ensino Religioso | por |
dc.subject | Formação Humana | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Religious Education | eng |
dc.subject | Human Training | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.title | Ensino religioso como aporte da formação humana: percepção de estudantes do ensino fundamental. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Escarião, Glória das Neves Dutra | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0392587018316814 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8935841773662179 | por |
dc.description.resumo | O tema desta dissertação é a relação existente entre Ensino Religioso e Formação Humana. Seu objeto de análise foi a percepção de Ensino Religioso de Estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual localizada na cidade de Campina Grande/PB, atentando-se para o significado que esta disciplina oferece para suas vidas. O estudo visou compreender a realidade deste componente curricular na perspectiva do aluno em correlação com o processo de formação humana. Nesse sentido, a partir do conteúdo de respostas às questões subjetivas do questionário aplicado, obteve-se material empírico que, por meio da técnica de análise de conteúdo, permitiu concluir que a percepção dos estudantes contemplou elementos sinalizadores de três categorias: 1) ensino religioso associando a um significado vago, sem definição clara, 2) ensino religioso associando ao ensino de religião e ensino religioso associando à vida. Constatou-se que predomina na percepção dos estudantes o ER como transmissão de conteúdos das religiões. Contudo, por outro lado, para alguns estudantes esses conteúdos influenciam seu estado de espírito. Para a análise foram utilizados estudos no campo da formação humana e construção de conhecimento, bem como pesquisas envolvendo o Ensino Religioso. A pretensão do estudo foi viabilizar reflexões que possibilitem caracterizar o ensino religioso como propício à formação humana enquanto área de conhecimento conforme preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER). | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Ciência das Religiões | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Ciências das Religiões | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16216/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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