Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4226
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraujo, Maria Dalva de Oliveira-
dc.date.accessioned2015-04-17T15:02:13Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:45:07Z-
dc.date.available2014-08-18-
dc.date.available2018-07-20T23:45:07Z-
dc.date.issued2014-07-25-
dc.identifier.citationARAUJO, Maria Dalva de Oliveira. Ensino religioso como aporte da formação humana: percepção de estudantes do ensino fundamental.. 2014. 127 f. Dissertação (Mestrado em Ciência das Religiões) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4226-
dc.description.abstractThe theme of this dissertation is the relationship between Religious Education and Human Formation. Its object of analysis was the perception of Religious Education of Students 7th year of elementary education in a state school located in the city of Campina Grande / PB, paying attention to the significance that this discipline offers to their lives. This study examines the reality of this curricular component in the student's perspective in correlation with the process of human formation. In this sense, from the content of responses to subjective questions of the questionnaire, we obtained empirical data, through the technique of content analysis showed that the students' perception flags included elements of three categories: 1) religious education associating a vague meaning, without clear definition, 2) religious education involving the teaching of religion and religious education associating to life. It was found that predominates in the perception of students as the ER content transmission of religions. However, on the other hand, for some students these contents influence your mood. For analysis studies in the field of human development and knowledge building as well as research involving Religious Education were used. The intention of the study was to outline the characteristics enable reflections religious education as conducive to human development as a field of knowledge as recommended by the National Curriculum Parameters of Religious Education (PCNER).eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-17T15:02:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1031982 bytes, checksum: 2703552eb4fc6bcb80557dbafd088f8b (MD5) Previous issue date: 2014-07-25eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:45:07Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1031982 bytes, checksum: 2703552eb4fc6bcb80557dbafd088f8b (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2124 bytes, checksum: dfb8125d58bf6a3248a98b46237f850e (MD5) Previous issue date: 2014-07-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEnsino Religiosopor
dc.subjectFormação Humanapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectReligious Educationeng
dc.subjectHuman Trainingeng
dc.subjectEducationeng
dc.titleEnsino religioso como aporte da formação humana: percepção de estudantes do ensino fundamental.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Escarião, Glória das Neves Dutra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0392587018316814por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8935841773662179por
dc.description.resumoO tema desta dissertação é a relação existente entre Ensino Religioso e Formação Humana. Seu objeto de análise foi a percepção de Ensino Religioso de Estudantes do 7º ano do ensino fundamental de uma Escola Estadual localizada na cidade de Campina Grande/PB, atentando-se para o significado que esta disciplina oferece para suas vidas. O estudo visou compreender a realidade deste componente curricular na perspectiva do aluno em correlação com o processo de formação humana. Nesse sentido, a partir do conteúdo de respostas às questões subjetivas do questionário aplicado, obteve-se material empírico que, por meio da técnica de análise de conteúdo, permitiu concluir que a percepção dos estudantes contemplou elementos sinalizadores de três categorias: 1) ensino religioso associando a um significado vago, sem definição clara, 2) ensino religioso associando ao ensino de religião e ensino religioso associando à vida. Constatou-se que predomina na percepção dos estudantes o ER como transmissão de conteúdos das religiões. Contudo, por outro lado, para alguns estudantes esses conteúdos influenciam seu estado de espírito. Para a análise foram utilizados estudos no campo da formação humana e construção de conhecimento, bem como pesquisas envolvendo o Ensino Religioso. A pretensão do estudo foi viabilizar reflexões que possibilitem caracterizar o ensino religioso como propício à formação humana enquanto área de conhecimento conforme preconiza os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso (PCNER).por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ciências das Religiõespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16216/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.