Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4237
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFonseca, Ramon Silva Silveira da-
dc.date.accessioned2015-04-17T15:02:17Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:45:47Z-
dc.date.available2014-10-30-
dc.date.available2018-07-20T23:45:47Z-
dc.date.issued2014-07-21-
dc.identifier.citationFONSECA, Ramon Silva Silveira da. fenômeno religioso paraibano: uma análise mítica da igreja de santo antônio. 2014. 129 f. Dissertação (Mestrado em Ciência das Religiões) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4237-
dc.description.abstractOur research aimed to understand how the phenomenon of religious symbolism present in the church of San Anthony, in João Pessoa, capital of Paraíba, northeastern Brazil, is working to confront the existential angst and the discovery of the meaning of life. We believe that behind the great historical movements there is organization of symbols and myths that constituent and represent the desires of the humanity. Through the General Theory of Imaginary we identified the regime of images predominant in the imagery of the church, thus revealing the mode of confrontation of the man in front of his finitude. We, also, identified through the Logotheory the noetic values of the community who erected the convent, as well as realize how this discovered the meaning of life before the existential void caused by the lack of direction and the perception of death. Thus, we learn that the mythodology is a scientific study that considers the spiritual and collective factors in the actual constitution of immediate reality. Therefore, we studied the religious phenomenon in that it is a social reality, more than that, by the religion being responsible for the formation of cultures and societies. Thus, we studied the religious fact, through his sensitive and aesthetic aspects, in our case, through the imagery of Tropical Baroque art. In addition, we noted the possibility of collaboration between Logotheory and Theory of Imaginary to the pursuit of quality of life of human beings, with the symbol as an instrument of psychological and social balanceeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-04-17T15:02:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4615649 bytes, checksum: cf50c8218d78b72ed2a7dea067bdbab2 (MD5) Previous issue date: 2014-07-21eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:45:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4615649 bytes, checksum: cf50c8218d78b72ed2a7dea067bdbab2 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2014-07-21en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectBarrocopor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectAngústia existencialpor
dc.subjectLogoteoriapor
dc.subjectBaroqueeng
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectExistential angsteng
dc.subjectLogotheoryeng
dc.titlefenômeno religioso paraibano: uma análise mítica da igreja de santo antôniopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gomes, Eunice Simões Lins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5038466512559227por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8327349465631504por
dc.description.resumoNossa pesquisa se propôs a compreender o sentido e o valor simbólico da igreja barroca de Santo Antônio, em João Pessoa, capital da Paraíba, no nordeste do Brasil, enquanto possibilidade de enfrentamento da angústia existencial e possibilidade para a descoberta do sentido de vida. Como defende Greschat (2005), as Ciências das Religiões não possuem uma metodologia que lhe seja própria ou peculiar, mas fazem uso de modos de pesquisa provenientes das diversas áreas do saber. Desse modo, nosso estudo caracterizou-se como descritivo e bibliográfico, adotando uma abordagem qualitativa. Alicerçou-se na Teoria Geral do Imaginário de Gilbert Durand, aplicando-se a mitodologia e as categorias oriundas do Teste Arquetípico dos Nove Elementos de Yves Duran, baseou-se, também, na Logoteoria como hermenêutica complementar. Por meio da Teoria Geral do Imaginário identificamos o regime de imagens predominante no patrimônio imagético da igreja, revelando, assim, o modo como o homem barroco da sociedade paraibana colonial enfrenta a sua consciência da finitude. Outrossim, pela Logoteoria, empreendemos uma análise existencial da comunidade que erigiu o convento, bem como percebemos a maneira como essa descobriu o sentido da vida diante do vazio existencial, provocado pela falta de sentido e pela percepção da morte. Nesse esteio, apreendemos que a mitodologia é uma proposição de estudo científico que considera os fatores espirituais e coletivos na constituição concreta da realidade imediata. Assim, abordamos o fato religioso, por meio de seus aspectos sensíveis e estéticos, em nosso caso, através do imaginário da arte barroca tropical. Além disso, evidenciamos a possibilidade de colaboração entre a Teoria Geral do Imaginário e a Logoteoria, para a busca da qualidade de vida do ser humano, apresentando o símbolo como instrumento de equilíbrio psíquico e socialpor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentCiência das Religiõespor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Ciências das Religiõespor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16217/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf4,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.