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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4465
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorRocha, Patrício Alves Miranda da-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:46:39Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:50:24Z-
dc.date.available2012-05-22-
dc.date.available2018-07-20T23:50:24Z-
dc.date.issued2012-03-26-
dc.identifier.citationROCHA, Patrício Alves Miranda da.Voz e representação do real: montagem e construção da narrativa no documentário brasileiro contemporâneo. 2012. 119 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4465-
dc.description.abstractThis study aims to understand the production of Brazilian documentaries of today from one of its technical processes: the montage. We want this work to study the relationship between this stage of production and the construction of the narrative, since it is the montage process that the raw material takes shape, it is composed of images recorded for the film or image file, giving rise to the audiovisual work finalized. Undergirded by the main theories of montage and documentary filmmaking, we analyze how is the construction of their own voice in each of the films that comprise the corpus of this thesis. In the first case, we observed the relationship between the montage and construction of their own voice of the film based on the spoken word in the form of interviews and voice-over narration from the example of O fim e o princípio (2005), by Eduardo Coutinho. We take the device used in this film to apply the concepts of mounting evidence and modes of representation of Nichols (2009). In the second case we turn to the expressive use of montage features in the construction of a narrative content more poetic, this time analyzing the film Nós que aqui estamos por vós esperamos (1998), by Marcelo Masagão, where we observe the role of montage in process of "reframing" of archive images that make up the whole movie (BERNARDET, 1999). Thus, starting from two distinct forms of montage, we sought to understand the most comprehensive way possible to mount as the place of construction of the narrative in an attempt to unite the technique to the theory of media in order to give our contribution to the studies applied to contemporary documentary .eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T14:46:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1183621 bytes, checksum: b37fc0d4ae2e17bcfe0d2e1da4b88821 (MD5) Previous issue date: 2012-03-26eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMontagempor
dc.subjectDocumentáriopor
dc.subjectEdiçãopor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectMontageeng
dc.subjectDocumentaryeng
dc.subjectEditingeng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectAudiovisualeng
dc.titleVoz e representação do real: montagem e construção da narrativa no documentário brasileiro contemporâneopor
dc.title.alternativeVoice and representation of the real: montage and construction of the narrative in contemporary Brazilian documentaryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lira, Bertrand de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3362646710027258por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4364848691940112por
dc.description.resumoNeste estudo buscamos compreender a produção dos documentários brasileiros dos dias atuais a partir de um dos seus processos técnicos: a montagem. Queremos neste trabalho estudar a relação existente entre esta etapa da produção e a construção da narrativa, uma vez que é na montagem que o material bruto ganha forma, seja ele composto por imagens gravadas para o filme ou por imagens de arquivo, dando origem à obra audiovisual finalizada. Embasados pelas principais teorias da montagem e do cinema documentário, analisamos como se dá a construção da voz própria em cada um dos filmes que compõem o corpus desta dissertação. No primeiro caso, observamos a relação entre a montagem e a construção da voz própria do filme com base na palavra dita sob a forma de entrevistas e narração em voz over, a partir do exemplo de O fim e o princípio (2005), de Eduardo Coutinho. Aproveitamos o dispositivo adotado neste filme para aplicarmos os conceitos de montagem de evidência e modos de representação de Nichols (2009). No segundo caso nos atemos ao uso expressivo dos recursos de montagem na construção de uma narrativa de teor mais poético, desta vez analisando o filme Nós que aqui estamos por vós esperamos (1998), de Marcelo Masagão, onde observamos o papel da montagem no processo de ressignificação das imagens de arquivo que compõem todo o filme (BERNARDET, 1999). Assim, partindo de duas formas distintas de montagem, buscamos compreender da maneira mais abrangente possível a montagem enquanto lugar de construção da narrativa, em uma tentativa de unir a técnica à teoria do audiovisual no intuito de dar nossa contribuição para os estudos aplicados ao documentário contemporâneo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/12853/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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