Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4471
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Amanda Tenorio Pontes da-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:46:41Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:50:30Z-
dc.date.available2012-11-12-
dc.date.available2018-07-20T23:50:30Z-
dc.date.issued2012-03-28-
dc.identifier.citationSILVA, Amanda Tenorio Pontes da. Mídia, cotidiano e personagens: uma análise da construção de perfis jornalísticos na revista Veja. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4471-
dc.description.abstractIn this study we seek to understand how the profile, the writing format centralization of the journalistic narrative, character in may, from the unique portrait of a subject, represent the everyday life in which it is inserted. To do so, we use theoretical concepts of Sociology anchored in Georg Simmel, in his essays on sociability, the money and the fashion; the social scientist Erving Goffman, Member of the Chicago School with works on the construction of the personas and the representation of roles in everyday life, analyzing these phenomena through the interaction and dramaturgy; and the french sociologist Michel Maffesoli, theoretical heir of the above researchers and that guides us to understand subjects such as appearance, presenteísmo and private spectacle in public life. As material for analysis we chose the magazine Veja, which over the years has shown the publication with the largest number of copies sold in Brazil. The profiles, then, were selected taking into account the segmentation of own magazine, since in addition to determine who should be the cover story, would be made available on the website see space named "Gente e Memória" (http://veja.abril.com.br/arquivo_veja/gente_memoria.shtml). In it, we are faced with twenty magazines in the category named "brazilian personalities," nine in foreign personalities" and twenty in "memory". In the first group, where we of twenty edits we have 12 and can be considered effectively journalistic profiles. To analyze the sample we use the media discourse analysis with focus on french authors Patrick Chareadeau and Dominique Maingueneau. In order to analyze the content present in the narrative, we have divided these 12 copies on the following themes: 1) body, appearance and beauty; 2) money, power and consumption; 3) health, illness, death and oblivion. With this we intend to realize clearly how much the content of the material interferes in several ways and possibilities of narrating the profile.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T14:46:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1666387 bytes, checksum: e2bf5498916de1690444310be57eb607 (MD5) Previous issue date: 2012-03-28eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:50:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1666387 bytes, checksum: e2bf5498916de1690444310be57eb607 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3977 bytes, checksum: b6747c56b09c563213312aa40a35a7a1 (MD5) Previous issue date: 2012-03-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectCotidianopor
dc.subjectPerfil jornalísticopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectPersonagempor
dc.subjectMediaeng
dc.subjectQuotidianeng
dc.subjectJournalistic profileeng
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectPersonageeng
dc.titleMídia, cotidiano e personagens: uma análise da construção de perfis jornalísticos na revista Vejapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pereira, Wellington José de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9970118040683572por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3118400800372519por
dc.description.resumoNo presente estudo buscamos compreender como o perfil, formato de escrita voltado à centralização da personagem na narrativa jornalística, pode, a partir do retrato singular de um sujeito, representar o cotidiano no qual o mesmo está inserido. Para tanto, utilizamos conceitos da sociologia ancorados nos teóricos Georg Simmel, em seus ensaios sobre a sociabilidade, o dinheiro e a moda; o cientista social Erving Goffman, membro da Escola de Chicago com obras sobre a construção das personas e da representação dos papéis na vida cotidiana, analisando esses fenômenos por meio da interação e dramaturgia; e o sociólogo francês Michel Maffesoli, herdeiro teórico dos pesquisadores supracitados e que nos orienta no sentido de compreendermos temas como aparência, presenteísmo e espetáculo do privado na vida pública. Como material para análise escolhemos a revista Veja, que, ao longo dos anos, tem-se mostrado a publicação com o maior número de exemplares vendidos no Brasil. Os perfis, então, foram selecionados levando em consideração a segmentação da própria revista, visto que além de determinarmos que deveriam ser a matéria de capa, caberia estarem disponibilizados no espaço do site de Veja denominado Gente e Memória (http://veja.abril.com.br/arquivo_veja/gente_memoria.shtml). Nele, deparamo-nos com vinte revistas na categoria denominada personalidades brasileiras , nove em personalidades estrangeiras e 14 em memória . Nos atemos ao primeiro grupo, onde das vinte edições temos efetivamente 12 podendo ser considerados perfis jornalísticos. Para analisar a amostra utilizamos a análise do discurso midiática com foco nos autores franceses Patrick Chareadeau e Dominique Maingueneau. Com o intuito de analisar o conteúdo presente nas narrativas, dividimos esses 12 exemplares nos seguintes temas: 1) corpo, aparência e beleza; 2) dinheiro, poder e consumo; 3) saúde, doença, morte e esquecimento. Com isso pretendemos perceber de maneira clara o quanto o conteúdo do material interfere nas várias maneiras e possibilidades de narrar o perfil.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/12873/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.