Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4474
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorRibeiro, Rennan Gaião Spínola-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:46:42Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:50:31Z-
dc.date.available2014-02-24-
dc.date.available2018-07-20T23:50:31Z-
dc.date.issued2013-08-20-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Rennan Gaião Spínola. A jornada do jogador: um estudo das potencialidades imersivas da narrativa no videogame.. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4474-
dc.description.abstractThe present study aims to investigate how is the narrative in videogames. Our research led us to identify four models in which the narrative occurs. They are the models Pearl Necklace, Branching, Amusement Park and Building Blocks (MAJEWSKI, 2003). In addition, we proposed a fifth model that presents itself as a point of intersection between the four initial models. Our hypothesis is that these offer different immersive experiences for the player. Through theoretical contributions on the nature, operation and measurement of immersion, we proposed a survey of the level of immersion provided by the narrative in each of these models, through an experiment with twentyfive participants. It is expected, therefore, that we are able to point the most effective ways to construct narratives in videogames that are more immersive and satisfying for the players.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T14:46:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArquivoTotalRennan.pdf: 2795033 bytes, checksum: ddb9fb071db42c1b08e243f903ccbba7 (MD5) Previous issue date: 2013-08-20eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:50:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ArquivoTotalRennan.pdf: 2795033 bytes, checksum: ddb9fb071db42c1b08e243f903ccbba7 (MD5) ArquivoTotalRennan.pdf.jpg: 2166 bytes, checksum: b9a9a24cb68ad71c0ec60a3ddd4d38a3 (MD5) Previous issue date: 2013-08-20en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectCulturas midiáticaspor
dc.subjectAudiovisuaispor
dc.subjectVideogamepor
dc.subjectVideogameeng
dc.subjectNarrativeeng
dc.subjectImmersioneng
dc.titleA jornada do jogador: um estudo das potencialidades imersivas da narrativa no videogame.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Nadja de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0231224517159954por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6775279134435364por
dc.description.resumoO presente estudo visa investigar como se processa a narrativa no videogame. Nossa pesquisa nos levou à identificação de quatro modelos nos quais a narrativa ocorre. São eles os modelos Colar de Pérolas, Ramificação, Parque de Diversões e Blocos de Montar (MAJEWSKI, 2003). Além destes, propusemos um quinto modelo que se apresenta como um ponto de intersecção entre os quatro modelos iniciais. Nossa hipótese é a de que estes oferecem diferentes experiências imersivas para o jogador. Por meio de aportes teóricos sobre a natureza, o funcionamento e a mensuração da imersão, propusemos uma pesquisa do grau de imersão proporcionado pela narrativa em cada um desses modelos, através de um experimento com vinte e cinco participantes. Espera-se, com isso, poder apontar maneiras mais eficazes de se construir narrativas nos videogames que sejam mais imersivas e satisfatórias para os jogadores.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/12881/ArquivoTotalRennan.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArquivoTotalRennan.pdf2,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.