Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4475
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Andréa Ferreira de Andrade Poshar-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:46:42Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:50:23Z-
dc.date.available2014-06-05-
dc.date.available2018-07-20T23:50:23Z-
dc.date.issued2013-04-05-
dc.identifier.citationFRANÇA, Andréa Ferreira de Andrade Poshar. Dos átomos aos pixels: a reconfiguração do cartaz no contexto da cultura midiática. 2013. 99 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4475-
dc.description.abstractThe need of creating new means of communication guided by paradigm changes which comes out with the technological and technical development as well as by the manifestation of new cultures and economies in society, is more and more latent. Among these technological transformations, the poster would suffer some limitations consequences due to its printed graphics characteristics but as appropriated by the midiatic digitalization, this advertising gender presents nowadays some forms and interactive digital resources which were never seen before. Triggered by the midiatization processes and by digital culture, the instauration of technomediations established in the poster a new means of communication and relationship with an individual as well as with the environment in which he is inserted and so, fomenting a dynamic interaction of the digital resources available in this era. Nevertheless, wouldn´t it be normal that a means with such static and printed visual characteristics lose its functionality once it was reconfigured? While allowing the interaction and the link of devices to its support wouldn´t it be allowing it to be considered a poster? Such questionings are fundamental to this work which aims at trying to demonstrate the paradigm changes of the poster together with the technological innovations which have been going on till the digital culture in which it is inserted as a new social practice. We will also try to show the implications this new use of this means of communication is evoking in society: changes in collective environment, new relations of interaction of the individual with the digital, etc. So, we raise the hypothesis that despite the digital alterations the poster has suffered, it is still characterized and recognized as such, demonstrating the ability of adaptation and development it has along with the technologies of the time in which it is inserted.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T14:46:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2506669 bytes, checksum: ed50b763c14dd9a889707fc4ad6a1916 (MD5) Previous issue date: 2013-04-05eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:50:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2506669 bytes, checksum: ed50b763c14dd9a889707fc4ad6a1916 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2199 bytes, checksum: dd5083f579435700349427d59dc06c71 (MD5) Previous issue date: 2013-04-05en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectCartazpor
dc.subjectCultura Digitalpor
dc.subjectReconfiguraçãopor
dc.subjectInteratividadepor
dc.subjectPostereng
dc.subjectDigital Cultureeng
dc.subjectReconfigurationeng
dc.subjectInteractivityeng
dc.titleDos átomos aos pixels: a reconfiguração do cartaz no contexto da cultura midiáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nicolau, Marcos Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5260274722922345por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3462978482710212por
dc.description.resumoA necessidade de criação de novos meios de comunicação guiada pelas mudanças de paradigmas que se apresentam com o desenvolvimento técnico e tecnológico, bem como pela manifestação de novas culturas e economias na sociedade, está cada vez mais latente. Em meio a estas transformações tecnológicas, o cartaz bem que poderia sofrer consequências de limitação dadas as suas características gráficas impressas. Entretanto, sendo apropriado pela digitalização midiática, este gênero propagandístico apresenta hoje formas e recursos digitais interativos nunca antes visto neste meio. Provocada pelos processos de midiatização e pela cultura digital, a instauração das tecnomediações estabeleceu no cartaz um novo tipo de comunicação e relacionamento tanto com o indivíduo como com o entorno em que está inserido, instigando assim, uma interação dinâmica a partir de recursos digitais próprios desta nova era. Porém, não seria de se esperar que o cartaz, em meio às características estáticas e impressas, pudesse perder sua funcionalidade uma vez reconfigurado? Ao permitir a interação e a adesão de dispositivos em seu suporte, não estaria deixando de ser considerado um cartaz? Tais questionamentos são fundamentais para este trabalho, no qual evidenciaremos as mudanças de paradigmas do cartaz em conjunto com os avanços técnicos e tecnológicos que foram se dando com o passar do tempo, até chegarmos à cultura digital, em que está inserido como nova prática social. Também procuraremos demonstrar as implicações que estas novas práticas de uso deste meio está provocando na sociedade: mudanças nos ambientes coletivos, novas relações de interação dos indivíduos com o digital etc. Sendo assim, levantamos a hipótese de que apesar das alterações digitais provocadas no cartaz, este meio continua sendo caracterizado e reconhecido como tal, demonstrando a capacidade que possui de adaptação e desenvolvimento junto às tecnologias da época em que se encontra inserido.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/12884/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.