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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4482
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Alexandro Carlos de Borges-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:46:43Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:50:34Z-
dc.date.available2014-08-14-
dc.date.available2018-07-20T23:50:34Z-
dc.date.issued2013-09-26-
dc.identifier.citationSOUZA, Alexandro Carlos de Borges. A representação do jornalista nas histórias em quadrinhos: Cyberpunk e novo jornalismo numa leitura crítica de Transmetropolitan. 2013. 107 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4482-
dc.description.abstractJournalists, as an interpretative comunity, or tribe, define themselves through social traces and the mastery of pratical knowledges which allow them to claim an especific professional field. This journalistic culture is also rich of myths and social representations that try to legitimate the role played by the journalist into society. These myths very often cover their professional reality. Born in the papers, the modern comics have a tradition in represent journalists as comic characters. This representation, especially in superheroes, adventure and similar comics, has served to strenght the professional image passed by the myths. But, through time, as comics have narrative and themathically matured themselves, this representation has been problematized, unmasking the ideology behind the myths. This research tries to show this phenomenon through a study of case about a comic book called Transmetropolitan. This comic shows the adventures of a journalist called Spider Jerusalem, who lives at a chaotic metropolis in search of his stories. Our work was divided in two parts. The first one is a bibliographical review about themes that this study is based upon. In the second, it was made a content analysis of three editions of Transmetropolitan, and the data was used to guide our critical review of the comic. We argue that this comic book brings a contracultural vision about contemporary society and the role of the journalist, supported by the cyberpunk narrative and the style of report used by New Journalism to problematize this myths.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectQuadrinhospor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectCyberpunkpor
dc.subjectNovo Jornalismopor
dc.subjectJournalismeng
dc.subjectComicseng
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectCyberpunkeng
dc.subjectNew Journalismeng
dc.titleA representação do jornalista nas histórias em quadrinhos: Cyberpunk e novo jornalismo numa leitura crítica de Transmetropolitanpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Magalhães, Henrique Paiva de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9876023654860446por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0282689098972967por
dc.description.resumoOs jornalistas, como comunidade interpretativa, ou tribo, se definem por meio de traços sociais e pelo domínio de saberes práticos que permitem a reivindicação de um campo profissional específico. Esta cultura jornalística também é rica em mitos e representações sociais que buscam legitimar o papel desempenhado pelo jornalista na sociedade, mitos estes que muitas vezes mascaram a realidade profissional. Nascidos dos jornais, os quadrinhos modernos têm tradição na representação de jornalistas como personagens. Esta representação, especialmente nos quadrinhos de super-heróis, de aventura e gêneros correlatos, serviu por muito tempo para reforçar a imagem profissional contida no mito. Porém, à medida que esses quadrinhos amadureceram narrativa e tematicamente, essa representação passou a ser problematizada, expondo a ideologia por trás desses mitos. Esta pesquisa busca mostrar esse fenômeno por meio de um estudo de caso sobre a série em quadrinhos Transmetropolitan. Este quadrinho de ficção científica narra as aventuras do jornalista Spider Jerusalem por uma metrópole urbana caótica na busca de suas pautas. O estudo se dividiu metodologicamente em duas partes. Na primeira, uma pesquisa bibliográfica exploratória sobre os temas que embasam o estudo. Na segunda, uma análise de conteúdo das três primeiras edições de Transmetropolitan, para em seguida realizarmos a leitura crítica do material a partir dos dados coletados. Defendemos que esses quadrinhos se apóiam numa visão contracultural em relação à sociedade contemporânea e ao papel do jornalista nela, ao recorrer à narrativa cyberpunk e um estilo de reportagem defendido pelo Novo Jornalismo para problematizar esses mitos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/12957/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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