Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCadé, Charles Henrique Brito-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:46:44Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:51:06Z-
dc.date.available2014-08-28-
dc.date.available2018-07-20T23:51:06Z-
dc.date.issued2014-02-28-
dc.identifier.citationCADÉ, Charles Henrique Brito. Documentário colaborativo: modos de produção no ciberespaço. 2014. 143 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4483-
dc.description.abstractThis dissertation investigates the collaborative creation in cyberspace, exploring how new social practices and technological changes impact the production and consumption of documentaries. To understand these emerging creative processes, the study adopted a strategy of literature review; empirical observation and evaluation of case studies. Increasingly, the concept of crowdsourcing (Howe, 2008) is applied to cultural projects. The term characterizes the meeting of several individuals through public invitation to achieve a common goal. The Internet has become an aggregator space for filmmakers, audience, the corporate world, among others. The integration of multiple knowledge and resources is perceived in various stages of the creation cycle, encompassing financing, development of content and circulation. However, these relationships are not free of conflict because different agents may have different goals and interests. The inventive freedom usually follows guidelines that do not meet existing rules of copyright. This multiplicity of voices is employed in accomplishments that adopt the traditional audiovisual language, obeys the premise of linear narrative, conduces to the emergence of multimedia projects in a way that storytelling becomes as innovative as its production flow. These are initiatives of collective authorship, works constantly renewed through the ongoing contribution of social actors.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T14:46:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4250706 bytes, checksum: 1fdc1d82de1ffceb50f6fd7fd0eca157 (MD5) Previous issue date: 2014-02-28eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:51:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4250706 bytes, checksum: 1fdc1d82de1ffceb50f6fd7fd0eca157 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1947 bytes, checksum: 50dbc8b7e88ae8a6a605e7cb432790be (MD5) Previous issue date: 2014-02-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectDocumentáriopor
dc.subjectCiberespaçopor
dc.subjectAutoria coletivapor
dc.subjectCultura livrepor
dc.subjectDocumentaryeng
dc.subjectCyberspaceeng
dc.subjectCollective authorshipeng
dc.subjectFree cultureeng
dc.titleDocumentário colaborativo: modos de produção no ciberespaçopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lira, Bertrand de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3362646710027258por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5012398542300307por
dc.description.resumoA presente dissertação investiga a criação colaborativa no ciberespaço, explorando como novas práticas sociais e transformações tecnológicas impactam a produção e consumo de documentários. Para compreender esses processos criativos emergentes, o trabalho adotou como estratégia a pesquisa bibliográfica; observação empírica e avaliação de estudos de caso. Cada vez mais, o conceito de crowdsourcing (HOWE, 2008) é aplicado em projetos culturais. O termo caracteriza a reunião de diversos indivíduos, por meio de convite público, para efetivar um objetivo comum. O ciberespaço se transformou em um ambiente agregador para cineastas, audiência, o mundo corporativo, dentre outros. A integração de múltiplos conhecimentos e recursos é percebida nas diversas etapas do ciclo de criação fílmico, englobando financiamento, elaboração de conteúdo e circulação. Entretanto, as relações não estão livres de conflito, pois os diversos agentes podem possuir metas e interesses distintos. A liberdade inventiva usualmente segue orientações que não atendem regras vigentes de direito autoral. Essa multiplicidade de vozes é empregada em realizações que adotam a linguagem audiovisual tradicional, obedecendo a premissa da progressão linear da narrativa, ou propicia o surgimento de projetos multimídia em que a maneira de contar histórias é tão inovadora quanto seu fluxo de produção. São iniciativas de autoria coletiva, obras renovadas constantemente através da contribuição contínua dos atores sociais.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/12921/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.