Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4485
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Emanuella dos Santos-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:46:44Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:51:06Z-
dc.date.available2014-08-28-
dc.date.available2018-07-20T23:51:06Z-
dc.date.issued2014-07-03-
dc.identifier.citationSILVA, Emanuella dos Santos. Inteligência coletiva sob controle?: a hegemonia do Google e seu domínio, apropriação e mediação da informação no ciberespaço. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4485-
dc.description.abstractThe performance and consolidation of Google has been seen as a communication phenomenon of large proportions, achieving a hegemony over other systems of Internet searches, expanding, increasingly, to other markets with a clear domain and control of the processes of information. It is from this focus that the present study aims to examine these dynamics of expansion, control and mastery of information by the company. The acquisition of other companies by Google makes possible the establishment of its hegemony, threatening the liberty and privacy of network user. The main purpose of our research is the investigation of Google‟s actions, their possible implications for the network society and also the risks that their strategies could cause into the collective intelligence. From an exploratory research, we conducted a case study using Google‟s actions as the center of our observations, samples and analysis. This study allowed to identify the need that users have of creating mechanisms of resistance to manipulation and control of information, and indicate three types of opposition to the domination of Google on the Internet.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T14:46:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1725904 bytes, checksum: 56d468409d4437f6235f078b0a906307 (MD5) Previous issue date: 2014-07-03eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:51:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1725904 bytes, checksum: 56d468409d4437f6235f078b0a906307 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2076 bytes, checksum: eea28509d4d9ac7503eca785a7f48e02 (MD5) Previous issue date: 2014-07-03en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectGooglepor
dc.subjectHegemoniapor
dc.subjectInteligência coletivapor
dc.subjectInformaçãopor
dc.subjectCybercultureeng
dc.subjectGoogleeng
dc.subjectHegemonyeng
dc.subjectCollective intelligenceeng
dc.subjectInformationeng
dc.titleInteligência coletiva sob controle?: a hegemonia do Google e seu domínio, apropriação e mediação da informação no ciberespaçopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nicolau, Marcos Antonio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5260274722922345por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4193908051314695por
dc.description.resumoA atuação e consolidação do Google tem se mostrado como um fenômeno comunicacional de grandes proporções, alcançando uma hegemonia por sobre os demais sistemas de buscas da Internet, que se expande, cada vez mais, para outros mercados com um evidente domínio e controle dos processos de informação. É partindo desse foco que o presente trabalho pretende analisar essas dinâmicas de expansão, controle e domínio da informação pela empresa. A aquisição de outras companhias pelo Google torna possível a instauração de sua hegemonia, ameaçando a liberdade e privacidade dos usuários da rede. O objetivo central de nossa pesquisa é a investigação das ações do Google, suas possíveis implicações para a sociedade em rede e também os riscos que suas estratégias podem causar à inteligência coletiva. Partindo de uma pesquisa exploratória, realizamos um estudo de caso colocando as ações do Google como centro de nossas observações, coletas e análises. Este estudo permitiu verificar a necessidade que os usuários têm de criar mecanismos de resistência à manipulação e o controle da informação, e também apontar três formas de oposição ao domínio da empresa na Internet.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/12925/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,69 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.