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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4486
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorTravassos, Lorena Christina Barros-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:46:44Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:51:06Z-
dc.date.available2014-08-28-
dc.date.available2018-07-20T23:51:06Z-
dc.date.issued2014-02-07-
dc.identifier.citationTRAVASSOS, Lorena Christina Barros. Molduras fotojornalísticas da Magnum: ensaios audiovisuais de guerra e de rituais de fé. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4486-
dc.description.abstractThe research aims to study into photojournalism essays that form part of the project "Magnum in Motion produced by the photo agency Magnum, available on the internet and accessible to participator. The study's central purpose is to examine the use of communication and artistic framing assigned to the limits of images in the essays Theater of War (2011) by Moises Saman and Entre ciel et terre (2011) by Cristina Rodero. One of the objectives will be to seek to identify the principal characteristics of the framework identified in the essays: the first essay depicts the last days of former dictator Muammar Gaddafi in the midst of a civil war known as the Libyan Revolution, the second deals with the dualities of different peoples cultural traditions and paganism rituals. The frames of the images delimit information whilst at the same time expressing esthetic feelings, always from the photographers point of view, constituting an audio-visual language of its own, with their own repertoire, combination rules and use. Our theoretical framework for the study of framing uses the authors Aumont (2004, 2006), Martin (2005), Nöth (2006) and Deleuze (1983). Our methodological procedure will be to take into account the dynamic of each essay, maintaining initially a spontaneous contact with the material then moving to define reading strategies such as to identify types of framing, examine forms of image cropping and other significant journalistic and artistic functions.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T14:46:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2333831 bytes, checksum: 56729f3d1db9477d1072c626b9c92d09 (MD5) Previous issue date: 2014-02-07eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAgência Magnumpor
dc.subjectEnsaio fotojornalísticopor
dc.subjectEnquadramentopor
dc.subjectMoldurapor
dc.subjectAudiovisualpor
dc.subjectMagnum Photoseng
dc.subjectPhotojournalism Essayseng
dc.subjectFrameeng
dc.subjectFramingeng
dc.subjectAudiovisualeng
dc.titleMolduras fotojornalísticas da Magnum: ensaios audiovisuais de guerra e de rituais de fépor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Nadja de Moura-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0231224517159954por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1831710406196953por
dc.description.resumoA pesquisa compreende o estudo de ensaios fotojornalísticos que integram projeto Magnum in Motion, produzido pela agência fotográfica Magnum, disponíveis na internet e acessados por um sujeito participador. O propósito central é examinar o uso comunicacional e artístico de molduras atribuídos aos limites das imagens, nos ensaios Theater of War (2011), de Moises Saman e Entre ciel et terre (2009), de Cristina Rodero. Dentre os objetivos buscamos identificar as principais características de enquadramentos/molduras encontradas nos ensaios: o primeiro, retrata os últimos dias do ditador Gaddafi na Líbia em meio a uma guerra civil chamada de Revolução Líbia; o segundo, aborda as dualidades das tradições religiosas de diferentes povos e rituais pagãos. Os enquadramentos de imagens jornalísticas delimitam informações e ao mesmo tempo expressam aspectos estéticos, de acordo com o ponto de vista do fotógrafo, constituindo uma linguagem audiovisual própria, com seus repertórios e suas regras de combinação e de uso. O nosso aporte teórico para o estudo de enquadramentos/molduras utiliza os autores Aumont (2004, 2006), Martin (2005), Nöth (2006) e Deleuze (1983). Como procedimento metodológico, levamos em conta a dinâmica de cada ensaio fotojornalístico, mantendo um primeiro contato espontâneo com o material para em seguida definir estratégias de leitura, tais como: identificar tipos de molduras, examinar suas formas de recorte de imagens e funções de significação jornalística e estética.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/12964/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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