Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4490
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBório, Pâmela Monique Cardoso-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:46:45Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:50:33Z-
dc.date.available2014-10-27-
dc.date.available2018-07-20T23:50:33Z-
dc.date.issued2014-06-06-
dc.identifier.citationBÓRIO, Pâmela Monique Cardoso. Prosumer: o novo protagonista da comunicação. 2014. 109 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4490-
dc.description.abstractThis research discusses communication postmodern, new habits of consumption and production of information and the emergence of the prosumer, the protagonist in this process. The term was coined by Alvin Toffler (1995) to describe the new profile producer-consumer. The prosumer can be compared to the producer of the era that predates capitalism, but now reappears as a producer of information media, strong and influential, actively participating in the preparation of informative content on various new media: Internet and Digital TV - iDTV. Professional journalists are having to reinvent themselves. The audience is no longer passive. Marketers seek to understand the mechanisms and consumer trends in new media. The audiovisual industry has been adapting to the new era of the popularization of the Internet and the continued growth of social networking. As the production of the prosumer is being exploited on the Internet, on television and in iDTV? Which direction the phenomenon designed to communicate? What are the current trends? The overall goal of this research is to show the overlap of the prosumer with the audiovisual media industry and try to understand the role that public in everyday communication. As a result of this research, we can say that the performance of the prosumer, although it is something recent, already produces effects in the history of mankind. Understanding this issue is to involve oneself in order cosnciente dynamic information society in which most cultures are embedded.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T14:46:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2233216 bytes, checksum: 70bcbbe567cdb43c48066aaa73f20533 (MD5) Previous issue date: 2014-06-06eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:50:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2233216 bytes, checksum: 70bcbbe567cdb43c48066aaa73f20533 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2086 bytes, checksum: 4d068436caf87d4c0f7a1ba3ef9832e2 (MD5) Previous issue date: 2014-06-06en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectComunicaçãopor
dc.subjectProsumerpor
dc.subjectTV Digital Interativa - TVDIpor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectProsumereng
dc.titleProsumer: o novo protagonista da comunicaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Olga Maria Tavares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3654856659579727por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3204592580390787por
dc.description.resumoEsta pesquisa discute a comunicação pós-moderna, os novos hábitos de consumo e produção de informação e a emergência do prosumer, protagonista nesse processo. O termo foi criado por Alvin Tofler (1995) para designar o novo perfil produtor-consumidor. O prosumer pode ser comparado ao produtor da época que antecede o capitalismo, mas que agora ressurge como produtor de informação midiática, forte e influente, participando ativamente na elaboração de conteúdos informativos diversos nas novas mídias: Internet e TV Digital TVDi. Os profissionais do jornalismo estão tendo que se reinventar. O público deixou de ser passivo. Os profissionais do marketing procuram compreender os mecanismos e as tendências de consumo nas novas mídias. A indústria audiovisual vem se adaptando aos novos tempos de popularização da Internet e crescimento contínuo das redes sociais. Como a produção do prosumer vem sendo aproveitada na Internet, na televisão e na TVDi? Qual o rumo que o fenômeno destina à comunicação? Quais as tendências atuais? O objetivo geral dessa pesquisa é mostrar a imbricação do prosumer com a indústria midiática audiovisual e tentar compreender o papel desse público no cotidiano da comunicação. Como resultado dessa pesquisa, podemos afirmar que a atuação do prosumer, apesar de ser algo recente, já produz efeitos importantes na história da humanidade. Compreender esse tema é embrenhar-se de forma consciente na dinâmica da sociedade da informação na qual grande parte das culturas está inserida.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/12983/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.