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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4491
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorBarroso, Lívia Moreira-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:46:46Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:50:34Z-
dc.date.available2014-10-27-
dc.date.available2018-07-20T23:50:34Z-
dc.date.issued2012-04-25-
dc.identifier.citationBARROSO, Lívia Moreira. Rádio e cotidiano: a construção de socialidades dos deficientes visuais da Associação do Cego do Piauí (ACEP). 2012. 106 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4491-
dc.description.abstractThe dissertation seeks to understand the relationship of the visually impaired with the radio, and how broadcast content are crucial in everyday social relations and the study group. Part is the assertion that the radio airs daily various aspects of daily life. These aspects are perceived both in radio content, that aims to approximate the listener, in order to gain audience, but also the intimacy generated between the listener and the speaker (the speaker). The research was applied to the Association of the Blind of Piauí (ACEP), focusing on the observation of the regulars that environment, and the interference of the communication medium, radio, in daily relations of the members of the institution. Theoretically, the work is based on studies of radio which include: history, functions and features and Sociology of Everyday Life, with the main theoretical , the Frenchman Michel Meffesoli . The methodological approach is ethnography , divided into three stages of development: application of closed questionnaires ( 100 visually impaired ACEP , exploratory ) , in-depth interview ( conducted with some members of the association and arranged at work) and participant observation ( performed both in the ACEP , as the monitoring of two members for one day ) . The empirical analysis of object points that radio can be seen at various times of daily public studied, this being a decisive factor in socialities and daily make the blind.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectRádiopor
dc.subjectCotidianopor
dc.subjectSocialidadepor
dc.subjectDeficiente visualpor
dc.subjectRadioeng
dc.subjectEverydayeng
dc.subjectSocialityeng
dc.subjectVisually impairedeng
dc.titleRádio e cotidiano: a construção de socialidades dos deficientes visuais da Associação do Cego do Piauí (ACEP)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Golzio, Derval Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9836845299433357por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0942356919300357por
dc.description.resumoA dissertação busca compreender a relação do deficiente visual com o rádio, e como os conteúdos veiculados são determinantes nas relações sociais e cotidianas do grupo em estudo. Parte-se da assertiva, que o rádio leva ao ar diariamente vários aspectos do cotidiano. Esses aspectos são percebidos tanto no conteúdo radiofônico, que objetiva a aproximação do ouvinte, com o intuito de ganhar audiência, como também da intimidade gerada entre quem escuta e quem fala (o locutor). A pesquisa foi aplicada na Associação do Cego do Piauí (ACEP), tendo como foco a observação dos frequentadores daquele ambiente, e a interferência do meio de comunicação, rádio, nas relações cotidianas dos membros da instituição. Teoricamente, o trabalho está fundamentado nos estudos sobre rádio, que englobam: histórico, funções e características e na Sociologia do Cotidiano, tendo como principal teórico, o francês Michel Maffesoli. O procedimento metodológico é a etnografia, dividido em três etapas de desenvolvimento: aplicação de questionários fechados (a 100 deficientes visuais da ACEP, de caráter exploratório), entrevista em profundidade (realizadas com alguns membros da associação e dispostas no trabalho) e observação participante (realizada tanto na ACEP, como o acompanhamento de dois membros durante um dia). A análise do objeto empírico aponta que o rádio pode ser percebido em vários momentos do cotidiano do público estudado, sendo este, um elemento determinante nas socialidades e no fazer diário do cego.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13079/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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