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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Patrícia Monteiro-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:46:47Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:50:37Z-
dc.date.available2010-04-27-
dc.date.available2018-07-20T23:50:37Z-
dc.date.issued2010-03-22-
dc.identifier.citationCRUZ, Patrícia Monteiro. Dos contornos do corpo às formas do eu: a construção de subjetividades femininas na revista Sou+Eu! . 2010. 148 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4494-
dc.description.abstractThe current study aimed to understand how the media operates the construction of feminine subjectivity, constituting forms of self-projection by modeling the body and appearance. According these objectives, it had the body of 12 cover stories of the women's magazine "Sou+Eu!", of Editora Abril, reported between July 2008 to June 2009. Using reports sent by readers - that start to work as collaborators - and placed an order of the media discourse, the publication focuses on success stories about weight loss practices, associating them to a discourser of overcoming and self-esteem linked to ideal body image. The study analyzed how the diets discourse regiment woman around an aesthetic pattern on the thin body, and thus, as the magazine "Sou+Eu!" built knowledge about the female, reinforcing the place of media in current production of subjectivities. The approach of this research was the sociology of everyday life and the method of procedure was the analysis of media discourse and its implications for female subjectivity. Evidencing the social forms, the study of everyday life becomes effective to insinuate (instead of conceptualizing) and demonstrate (rather than explain) the complexities and subtleties of journalism and its influence on contemporary society, in which appearance and visibility are based on the tonic of daily living. Key-words: Media. Everyday life. Feminine subjectivity. Discourse. Magazine.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectCotidianopor
dc.subjectSubjetividades Femininaspor
dc.subjectDiscursopor
dc.subjectRevistapor
dc.subjectMediaeng
dc.subjectEveryday lifeeng
dc.subjectFeminine subjectivityeng
dc.subjectDiscourseeng
dc.subjectMagazineeng
dc.titleDos contornos do corpo às formas do eu: a construção de subjetividades femininas na revista Sou+Eu!por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pereira, Wellington José de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9970118040683572por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2507264454987009por
dc.description.resumoO presente estudo buscou compreender como a mídia opera a construção de subjetividades femininas, constituindo formas de projeção do eu mediante a modelagem do corpo e da aparência. Para tanto, tivemos como corpus 12 reportagens de capa da revista feminina Sou+Eu! , da Editora Abril, veiculadas entre julho de 2008 a junho de 2009. Valendo-se de relatos enviados pelas leitoras - que passam a funcionar como colaboradoras - e inseridos numa ordem de discurso midiático, a publicação privilegia histórias bem-sucedidas sobre práticas de emagrecimento, associando-as a um discurso de superação e auto-estima vinculado à imagem de corpo ideal. A pesquisa analisou de que modo os discursos sobre dietas alimentares arregimentam a mulher em torno de um padrão estético ligado ao corpo magro e, dessa forma, como a revista Sou+Eu! constrói saberes acerca do feminino, reforçando o lugar da mídia na produção de subjetividades atuais. Quanto à abordagem da pesquisa, a opção foi pela sociologia do cotidiano e o método de procedimento foi a análise do discurso midiático e suas implicações na subjetividade feminina. Ao evidenciar as formas sociais, o estudo do cotidiano torna-se eficaz por insinuar (em vez de conceituar) e demonstrar (no lugar de explicar) as complexidades e sutilezas do jornalismo e sua influência na sociedade contemporânea, na qual aparência e visibilidade sedimentam-se na tônica do viver diário.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Comunicaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13000/parte1.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação

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