Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4560
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Caio Vinícius da-
dc.date.accessioned2015-05-07T14:49:30Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:51:56Z-
dc.date.available2014-09-15-
dc.date.available2018-07-20T23:51:56Z-
dc.date.issued2014-02-27-
dc.identifier.citationSILVA, Caio Vinícius da.Educação ecológica para a conservação das plantas carnívoras: um estudo de caso no estado da Paraíba. 2014. 77 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4560-
dc.description.abstractCarnivorous plants constitute a group of organisms that has well-defined requirements and environmental tolerances, it is recognized as bio-indicators of environmental quality and an important biological control agents of the small animals, possessing the potential educational value driven by the curiosity of the students, facilitating the construction of sensitivity and environmental knowledge. This study sought to use carnivorous plants as didactic instruments for the development of sensitivity, knowledge and environmental action students through environmental education in school. To this end, lectures, workshops, questionnaires, discussions and practical classes with students from regular high school public education were developed. Through studies, it was concluded that the carnivorous plants can be used as a teaching resource facilitator of the assimilation of information related to the local ecosystem, highlighting the importance of popular and scientific knowledge, characterizing and valuing regional habitats and species, encouraging research and dynamizing the teaching and learning process.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T14:49:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2655604 bytes, checksum: 40977b05a137b558e270683fb0fa6b8d (MD5) Previous issue date: 2014-02-27eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:51:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2655604 bytes, checksum: 40977b05a137b558e270683fb0fa6b8d (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 4611 bytes, checksum: 844a8ac0134d90398023e17fa1dcf435 (MD5) Previous issue date: 2014-02-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEcologiapor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectEstratégia didáticapor
dc.subjectParaíbapor
dc.subjectPlantas carnívoraspor
dc.subjectCarnivorous plantseng
dc.subjectEnvironmental Educationeng
dc.subjectDidactic strategyeng
dc.subjectEcologyeng
dc.subjectParaíbaeng
dc.titleEducação ecológica para a conservação das plantas carnívoras: um estudo de caso no estado da Paraíbapor
dc.title.alternativeEcologic Education for the conservation of carnivorous plants: a case study in the Paraíba Stateeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cruz, Denise Dias da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0226786674944135por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7048131117037302por
dc.description.resumoPlantas carnívoras constituem um grupo de organismos que detém exigências e tolerâncias ambientais bem definidas, reconhecidas como bioindicadores de qualidade ambiental e importantes agentes no controle biológico de pequenos animais, possuindo potencial valor didático direcionado pela curiosidade do aluno, facilitando a construção da sensibilidade e do saber ambiental. Este trabalho buscou utilizar plantas carnívoras como instrumentos didáticos para o desenvolvimento da sensibilidade, do saber e da ação ambiental dos alunos através da Educação Ambiental na escola. Para tal, foram desenvolvidas palestras, oficinas, questionários, discussões e aulas práticas com alunos do ensino médio regular da educação pública. Através dos estudos, concluiu-se que as plantas carnívoras podem ser utilizadas como recurso didático facilitador da assimilação de informações relacionadas aos ecossistemas locais, evidenciando a importância do conhecimento popular e científico, caracterizando e valorando habitats e espécies regionais, incentivando a pesquisa e dinamizando o processo ensino aprendizagem.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGerenciamento Ambientalpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambientepor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIApor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13178/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,59 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.