Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4606
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCorreia, Maria Ivete Martins-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:11Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:56:04Z-
dc.date.available2011-05-30-
dc.date.available2018-07-20T23:56:04Z-
dc.date.issued2010-11-26-
dc.identifier.citationCORREIA, Maria Ivete Martins. Educação católica, gênero e identidades: O Colégio Santa Rita de Areia na História da Educação Paraibana (1937-1970).. 2010. 366 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4606-
dc.description.abstractConsidering the omnipresence of women in education, specially in the catholic girls schools, and its almost invisibility in official registers of Paraíba s Education History, this study has as objective to understand the game of relations established in the project of catholic education developed for the Franciscan of Dillingen nuns in the Colégio Santa Rita (catholic high school), in the city of Areia, from 1937 to 1970, and its implications in the constitution of genre and professional identities of the girls who studied there. The research is based upon Michel Foucault ideas as theoretical references, articulating the categories catholic education, genre and identity, choose to guide this study. The work was developed from the applied genealogical inquiry to the analysis of the bibliographical and documental sources (documents of the Catholic Church, the Franciscan order and Colégio Santa Rita; memories and memorabilia of former-pupils; Franciscans nuns and former-pupils interviews, and also local newspapers). In that way, in six chapters the text treats on the Catholic Ultramontane thought, the Order of the German Franciscans Sisters of Dillingen, the city of Areia (Paraíba State, Northeast Brazil), the German pioneers nuns, and the Colégio Santa Rita in its architectural arrangement, its pedagogical and disciplinary aspects, by the concept of panopticism. The text also analyzes the memories of six former-pupils from that educational institution, from the Foucault s concepts of technologies of the self and governmentality. The thesis of this work is that the Education developed in the Colégio Santa Rita, based upon the Catholic canon, was an important aspect in Paraíba s educational context from 20th century 30 s to 70 s and had a main role in the ordering of local society and also in the process of identity constitution of girls who studied submitted to that pedagogical model.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:11Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 2405368 bytes, checksum: 249ff9241c8257fd4cec2848c7fbf9c7 (MD5) Previous issue date: 2010-11-26eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:56:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 19839538 bytes, checksum: 7e9e53deff3cc16ef6a8cd2d2d12d1a6 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2128 bytes, checksum: 81082f56588839b4045ccd5738048474 (MD5) Previous issue date: 2010-11-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação Católica Franciscanapor
dc.subjectEducação Femininapor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectHistória das Instituiçõespor
dc.subjectFranciscan Catholic Educationeng
dc.subjectGirls Educationeng
dc.subjectIdentitieseng
dc.subjectInstitutions Historyeng
dc.titleEducação católica, gênero e identidades: O Colégio Santa Rita de Areia na História da Educação Paraibana (1937-1970).por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Antonio Carlos Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4899348345631072por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2179035710743124por
dc.description.resumoConsiderando a ubiquidade da mulher na educação, mormente na educação católica feminina, e a sua quase invisibilidade nos registros oficiais da história da educação paraibana, este estudo tem como objetivo compreender o jogo de relações estabelecidas no projeto de educação católica desenvolvido pelas franciscanas de Dillingen no Colégio Santa Rita, situado na cidade de Areia Paraíba, no período compreendido entre 1937 e 1970, e suas implicações na constituição das identidades de gênero e profissão das alunas submetidas àquele modelo pedagógico. O trabalho se alimentou do referencial foucaultiano, articulando-o às categorias educação católica, gênero, e identidade, que elegemos para nortear este estudo. A pesquisa foi desenvolvida a partir da investigação genealógica aplicada à análise dos referenciais bibliográfico e documental (documentos da Igreja Católica, documentos da Ordem Franciscana, documentos do Colégio Santa Rita, escritos de ex-alunas, entrevistas a irmãs franciscanas alemãs e brasileiras e a ex-alunas do Colégio). Neste sentido abordamos, em seis capítulos, o pensamento católico ultramontano, a Congregação das Irmãs Franciscanas de Dillingen, a cidade de Areia, as alemãs pioneiras e o Colégio Santa Rita em seu arranjo arquitetônico, em seus aspectos pedagógicos e em sua dimensão disciplinar, a partir dos conceitos de dispositivo e panoptismo. Apanhamos e analisamos também as memórias de seis ex-alunas da referida instituição, que foram analisadas a partir dos conceitos foucaultianos de tecnologias do eu e governamentabilidade. A tese que nos conduziu no percurso investigativo é a de que a educação desenvolvida no Colégio Santa Rita, apoiada no cânon católico, foi relevante para o contexto educacional paraibano e cumpriu um papel no ordenamento da sociedade e no processo de constituição da identidade das alunas submetidas àquele modelo de educação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16610/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf19,37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.