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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4625
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim da-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:17Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:56:34Z-
dc.date.available2011-10-18-
dc.date.available2018-07-20T23:56:34Z-
dc.date.issued2011-12-01-
dc.identifier.citationSILVA, Cláudia Virgínia Albuquerque Prazim da. Descompassos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. 2011. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4625-
dc.description.abstractThe Basic Education Development Index (IDEB) is presented by the Brazilian government as a challenging proposition. Increasing school average by the year 2022 to six (6,0), implies the practice of all Brazilian schools be similar to the current school average of countries considered developed, the countries that compose the Organisation for Economic Co-operation and Development (OECD). The data from IDEB arise through a combination of school dropout with the results of Prova Brasil and, from the intersection of both, statistical indicators are obtained that, according to the proposal, guide the schools to delineate individual strategies for improving the quality of teaching and learning. Thus, it is evident the immense complexity of this educational evaluation system. In this sense, the research aims to analyze the dissonances of the evaluation implemented by the IDEB building on the results released by the Ministry of Education (MEC) and the documents published by the media. This discussion will take place from a historical incursion on educational evaluation and the discussion regarding the evaluation of learning. One of the most important issues is that there is a dissonance between the theory of IDEB proposed by the government and the practical reality that undermines the veracity of the improvement reflected in the improvement of numerical indices on Brazilian public education. The research approach is sociohistorical on a quantitative and qualitative perspective. The research showed that gaps of IDEB are evidenced from the moment that the progress of schools indices significantly improve ignoring some elements that should be fundamental in this evaluation, not penalizing, inclusively the absence of students in Prova Brasil, which is one of the indicators that compose the IDEB.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectÍndice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEBpor
dc.subjectAvaliação educacionalpor
dc.subjectAvaliação da aprendizagempor
dc.subjectEducational evaluationeng
dc.subjectEvaluation of learningeng
dc.titleDescompassos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básicapor
dc.title.alternativeThe dissonances of the Basic Education Development Indexeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima Júnior, Luiz Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6612877269774581por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7506297368449826por
dc.description.resumoO Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) se apresenta pelo governo como uma proposta desafiadora. Aumentar a média das escolas até o ano de 2022 para seis (6,0) implica na prática de todas as escolas brasileiras se equipararem com a atual média escolar dos países considerados desenvolvidos, os países que compõe a Organização de Cooperação e de Desenvolvimento Econômicos (OCDE). Os dados do IDEB surgem através de uma combinação do índice de evasão escolar com resultados da Prova Brasil e a partir do cruzamento destes se obtêm indicadores estatísticos que, segundo a proposta, servem para nortear as escolas, a fim de que elas tracem estratégias individuais de melhoria de qualidade do ensino e aprendizagem. Deste modo, fica evidente a dimensão da complexidade deste sistema de avaliação educacional. Neste sentido, a pesquisa objetiva analisar os descompassos da avaliação implementada pelo IDEB partindo dos resultados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelos documentos publicados pela mídia. Essa discussão se dará a partir de uma incursão histórica sobre avaliação educacional e discussão referente à avaliação da aprendizagem. Uma das questões mais relevantes é de que existe um descompasso entre a teoria do IDEB proposta pelo governo e a realidade prática que prejudica a veracidade do melhoramento traduzido no melhoramento dos índices numéricos sobre ensino público do país. A abordagem da pesquisa é histórico-social na perspectiva quantitativa e qualitativa. A pesquisa mostrou que as lacunas do IDEB se fazem evidentes a partir do momento que o progresso dos índices das escolas melhoram significativamente desconsiderando uma série de elementos que deveriam ser fundamentais nesta avaliação, não penalizando, inclusive, a ausência dos alunos na Prova Brasil, que é um dos indicadores que compõem o IDEB.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13228/arquivototal.pdf.jpg*
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