Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4626
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLira, Roseane Barros da Silva-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:17Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:54:12Z-
dc.date.available2011-10-21-
dc.date.available2018-07-20T23:54:12Z-
dc.date.issued2010-10-28-
dc.identifier.citationLIRA, Roseane Barros da Silva. Educação de Jovens e Adultos e a formação de professores (as): o uso de uma biblioteca digital como ferramenta de aprendizagem. 2010. 155 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4626-
dc.description.abstractThis master‟s dissertation suscitate the discussion about the thematics of Education of Youngsters and Adults (EJA: Educação de Jovens e Adultos ) and the NTIs ( Núcleo de Tecnologias da Informação : Information Technologies Nucleus), and aims at: study the andvances of communication and information technologies and it‟s contributions for teaching and learning of people, situating the virtual libraries and its contributions for teaching and learning, specifically, the education of youngsters and adults; describe and present the evolution of EJA‟s Digital Library as a didatic-pedagogic resource, made possible by the communication and information technologies, in the process of teaching and learning of the EJA modality of teaching. The EJA‟s Digital Library, our object of study, is inserted in the process of dissemination of information about Education of Youngsters and Adults, in a perspective where teaching and learning are presents. We had for theorical basis some authors like Paulo Freire and Pierre Lévy. This investigation characterizes as a case study: The case of the EJA‟s Digital Library‟s organization and the possible contributions for teaching and learning of teachers, students and publics in general, interested in this teaching modality. It‟s nature is descriptive and primary and secundary data within registers, documents and reseaches about the subject were used to answer the research questions and objectives. As for the results of this research, the EJA‟s Digital Library is a technological tool which can contribute to continual education of EJA‟s teachers, considering the possibility of providing materials (articles, monographs, dissertations, thesis, books, picture and video phootage), further is an interactive environment where, through email, the educator can answer student‟s questions, amongst others.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 3086517 bytes, checksum: bf08d6dfde0635054e07af404c303f81 (MD5) Previous issue date: 2010-10-28eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:54:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 3086517 bytes, checksum: bf08d6dfde0635054e07af404c303f81 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2395 bytes, checksum: ebec7ac920792b59c2c0d6e24401fa94 (MD5) Previous issue date: 2010-10-28en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectNTIspor
dc.subjectBiblioteca Digitalpor
dc.subjectEducation of Youngsters and Adultseng
dc.subjectNTIseng
dc.subjectDigital Library for Education of Youngsters and Adultseng
dc.titleEducação de Jovens e Adultos e a formação de professores (as): o uso de uma biblioteca digital como ferramenta de aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Prestes, Emília Maria da Trindade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8104627122146105por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0298217202684188por
dc.description.resumoEsta dissertação de mestrado traz a discussão da temática Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as NTIs, e, tem por objetivos: estudar os avanços das tecnologias da comunicação e informação para o ensino e a aprendizagem de pessoas. As bibliotecas digitais e suas contribuições para o ensino-aprendizagem, no caso específico, relacionado a educação de jovens e adultos; descrever e apresentar a evolução da Biblioteca Digital EJA como recurso didático-pedagógico viabilizado pelas tecnologias da informação e comunicação, nos processos de ensino e de aprendizagem na modalidade de ensino de EJA. A Biblioteca Digital EJA, nosso objeto de estudo, está inserida no processo de disseminação de informação sobre Educação de Jovens e Adultos, em uma perspectiva onde o ensino e a aprendizagem se façam presentes. Tivemos como base teórica alguns autores como Paulo Freire e Pierre Lévy. Esta investigação se caracteriza como um estudo de caso: O caso da organização da biblioteca digital EJA e as possibilidades de contribuição para o ensino e as aprendizagens de professores, alunos e públicos em geral interessados nessa modalidade de ensino. Sua natureza é descritiva e foi utilizado para responder as questões de pesquisa e os objetivos, dados primários e secundários contidos em registros, documentos, e pesquisas já realizadas sobre o assunto. Tivemos como resultado desta pesquisa que a Biblioteca Digital EJA é uma ferramenta tecnológica que realmente pode contribuir para a formação continuada dos educadores de EJA, visto a possibilidade de disponibilizar material (artigos, monografias, dissertações, teses, livros, fotos, vídeos), além de ser um ambiente interativo onde por e-mail o educador pode tirar dúvidas, entre outros.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13262/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf3,01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.