Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4636
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Paula Mendes-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:21Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:54:14Z-
dc.date.available2012-01-06-
dc.date.available2018-07-20T23:54:14Z-
dc.date.issued2011-08-19-
dc.identifier.citationSILVA, Ana Paula Mendes. O curso de especialização do Proeja no município de Sousa - PB: desafios e possibilidades na formação de educadores de EJA. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4636-
dc.description.abstractThis work described a specific course of continued formation of educators of EJA carried through the Program of Integration of the Professional Education with the Basic Education in the modality of Young Education of e Adult - PROEJA in the city of Sousa, presenting the main characteristics of this course and as it was implanted in the Paraíba. For the realization of this study, it was adopted as methodological approach the documentary research, a time that, the survey of information was made through official and not official documents, beyond technique of interview half-structuralized with the general coordinator of the PROEJA, in the Paraíba and applied questionnaire the twenty pupils egresses of this course. Other data had been gotten, still, taking as base the story of personal experience, fruit of the intense participation and done comments still when pupil of the course. The research consisted of a case study and identified to challenges and possibilities lived deeply for the pupils in elapsing of the specialization course. We wait that the work can contribute for the field of the Professional Education and Adult the Young Education of e, in view of the reflection on one of the parts most important for the teaching: the formation.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 816849 bytes, checksum: 03fc02d4103314a298c3cc0aa8d2c8de (MD5) Previous issue date: 2011-08-19eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:54:14Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 816849 bytes, checksum: 03fc02d4103314a298c3cc0aa8d2c8de (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2283 bytes, checksum: 610a56b7a087dd00ee42f842e86af7fa (MD5) Previous issue date: 2011-08-19en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectFormação de Educadorespor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectPROEJApor
dc.subjectTraining for Educatorseng
dc.subjectProfessional Educationeng
dc.subjectPROEJAeng
dc.titleO curso de especialização do Proeja no município de Sousa - PB: desafios e possibilidades na formação de educadores de EJApor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Prestes, Emília Maria da Trindade-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8104627122146105por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3760378368766330por
dc.description.resumoEste trabalho teve como objeto de estudo a descrição de um curso específico de formação continuada de educadores de EJA realizado através do Programa de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA, no município de Sousa, apresentando as principais características desse curso bem como, sua implantação na Paraíba. Para a efetivação desse estudo, foi adotado como enfoque metodológico a pesquisa documental, uma vez que, o levantamento de informações foi feito através de documentos oficiais e não oficiais, além de técnica de entrevista semi-estruturada com o coordenador geral do PROEJA na Paraíba e questionário aplicado a vinte alunos egressos desse curso. Outros dados foram obtidos, tomando como base o relato de experiência pessoal, fruto da intensa participação e observações feitas ainda quando aluna do curso. A pesquisa consistiu em um estudo de caso e revelou que dos 41 candidatos inscritos a seleção, 40 foram aprovados e desses, 35 concluíram o curso com êxito. Descreveu ainda, desafios e possibilidades vivenciadas pelos alunos no decorrer do curso de especialização, características dos professores ministrantes, perfil da turma investigada e o conhecimento do IFPB campus de Sousa, lócus da pós-graduação do PROEJA. Esperamos que o trabalho possa contribuir para o campo da Educação Profissional e da Educação de Jovens e Adultos, tendo em vista a reflexão sobre uma das partes mais importantes para a docência: a formação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13266/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf797,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.