Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4638
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorEgito, Philipe Henrique Teixeira do-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:21Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:54:18Z-
dc.date.available2012-01-06-
dc.date.available2018-07-20T23:54:18Z-
dc.date.issued2011-10-31-
dc.identifier.citationEGITO, Philipe Henrique Teixeira do. Olhares da maçonaria sobre a educação no Brasil. 2011. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4638-
dc.description.abstractThis dissertation had as its object of study the thematic of the interfaces between Freemasonry history and its actions and precepts on education. The research began with a brief history of the Freemasonry, which revealed its first ever known educational experience: a school for girls in England. Then a profile of the Freemasonry was built mainly from the central ideas about the teaching they conducted, which gained the interest of the eighteenth century media and therefore also gained print. Another factor that contributed to constructing this profile were the propositions made by Rui Barbosa, which were weighed against the Masonic ideal in Brazil at the time. Finally, Padre Azevedo School was analysed. This school was founded in João Pessoa in 1957, marking the presence of the Freemasonry on education in the state of Paraíba. The school founded and maintained partly by the Masonry, partly by public entities and private donations was studied through thorough readings of the Masonic Lodge´s session records that enabled discussions around the school routines yielded within the Lodge to be gathered.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 812144 bytes, checksum: d8f4047b6791c715c6c93c7602d6a0aa (MD5) Previous issue date: 2011-10-31eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:54:18Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 812144 bytes, checksum: d8f4047b6791c715c6c93c7602d6a0aa (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2632 bytes, checksum: 05f464818412815790b1b5200dcae8c8 (MD5) Previous issue date: 2011-10-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMaçonariapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscola Padre Azevedopor
dc.subjectFreemasonryeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPadre Azevedo Schooleng
dc.titleOlhares da maçonaria sobre a educação no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cury, Cláudia Engler-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2093931424355800por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4479504714058738por
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objeto de estudo a temática das interfaces entre a história da Maçonaria e suas ações e preceitos acerca da educação. Iniciamos com um breve histórico da Maçonaria indicando a primeira experiência educacional que se tem notícia uma escola para meninas na Inglaterra; em seguida traçamos o perfil da Maçonaria no Brasil tendo como foco central as ideias sobre instrução, veiculadas pela imprensa oitocentista, e as propostas educacionais elaboradas por Rui Barbosa com as possíveis articulações com o ideário maçônico no Brasil. Por fim, analisamos a Escola Padre Azevedo, criada em João Pessoa, em 1957, como uma espécie de modelo paraibano de atuação da Maçonaria na educação. A Escola fundada e mantida pela Maçonaria, por entidades públicas e por doações de particulares foi estudada por meio da leitura das atas das sessões da Loja Maçônica que nos permitiram apreender as discussões engendradas dentro da Loja acerca do cotidiano escolar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13282/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf793,11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.