Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4641
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Eduardo Chaves de-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:22Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:54:22Z-
dc.date.available2012-02-07-
dc.date.available2018-07-20T23:54:22Z-
dc.date.issued2011-07-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Eduardo Chaves de. Fazendo vídeo na escola, o audiovisual como instrumento de mediação pedagógica. 2011. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4641-
dc.description.abstractThe present work aims to discuss the possibilities of using different media in the classroom by analyzing situations in which students participate creating their own videos. We understand that in a society characterised by the daily presence of Communication and Information Technologies, these Technologies should be a relevant part of the educational practice, in this context we also understand this culture is closely connected to new generations. The main objective of this project is the search by reviewing the use of video in schools with students participating as producers. Specific objectives sought to investigate how ICT can be mediators for a dialogical approach to education and manufacturing, monitoring and participating in projects to video production in schools, encouraging the production of knowledge in the school from audiovisual techniques, besides other. During the research, we raised a debate based on a critical bias that seeks to offer alternatives to a consume culture and distribute tools that allow students and teachers to read and write audiovisual language. The methodology of field research was based primarily on participant observation in the classroom trying to encourage learning through the making of videos, which was the focus of this project. The research results were the creation of a video by the students and the teacher, and the report on the interaction between the subjects when they create a film work illustrating some elements of Sciences curriculum. The school system should incorporate the use of media, specially the video, in a dialogic perspective. The production of videos by the students can be an important tool to transform the educational process.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1525398 bytes, checksum: aef16e15061fe8f9c1a67f69b65de74a (MD5) Previous issue date: 2011-07-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:54:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1525398 bytes, checksum: aef16e15061fe8f9c1a67f69b65de74a (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2518 bytes, checksum: 4ac676139769fa0d80cd12775e77917d (MD5) Previous issue date: 2011-07-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLinguagem audiovisualpor
dc.subjectProdução de Vídeo na Escolapor
dc.subjectMediação Pedagógicapor
dc.subjectEducação Dialógicapor
dc.subjectAudiovisual languageeng
dc.subjectVideo production in schooleng
dc.subjectPedagogical mediationeng
dc.subjectDialogic educationeng
dc.titleFazendo vídeo na escola, o audiovisual como instrumento de mediação pedagógicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abílio, Francisco José Pegado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509554568530853por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0775429470735071por
dc.description.resumoO trabalho apresentado busca discutir as possibilidades do uso das mídias em sala de aula analisando as situações nas quais os alunos participam criando vídeos. Entendemos que em uma sociedade caracterizada pela presença cotidiana das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) não é mais possível deixar de conceber um fazer educacional que privilegie o uso destas tecnologias, neste contexto entendemos também que a cultura televisiva está intimamente ligada às novas gerações. O principal objetivo deste projeto se encontra na busca por analisar a utilização do vídeo na escola com os alunos participando como produtores. Como objetivos específicos, procuramos investigar como as TIC podem ser mediadoras para uma educação com perspectiva dialógica e transformadora; acompanhar e participar de projetos de produção de vídeo na escola; incentivar a produção de conhecimento no âmbito escolar a partir de técnicas audiovisuais; além de outros. No decorrer da pesquisa, levantamos um debate amparado em um viés crítico que busca oferecer alternativas à cultura do consumo e em distribuir ferramentas que possibilitem aos estudantes e professores uma leitura e uma escrita na linguagem audiovisual. A metodologia de pesquisa de campo baseou-se prioritariamente na observação participante em sala de aula procurando encorajar o aprender fazendo, que foi a tônica deste projeto. Os resultados da pesquisa foram a criação pelos alunos e professora, de um vídeo, além do relato da interação entre os sujeitos da escola quando se cria uma obra fílmica, ilustrando alguns elementos contidos no componente curricular de Ciências. Concluímos que a escola deve ter como um de seus propósitos a utilização das mídias, e em especial o vídeo, a partir de uma perspectiva dialógica e que a produção de vídeos pelos alunos pode ser entendida como uma importante ferramenta de transformação do processo educativo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13303/arquivototal.pdf.jpg*
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivototal.pdf1,49 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.