Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4650
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Soares, Rosalinda Falcão | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-07T15:08:25Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T23:57:44Z | - |
dc.date.available | 2012-04-19 | - |
dc.date.available | 2018-07-20T23:57:44Z | - |
dc.date.issued | 2011-10-31 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Rosalinda Falcão. A (des)contextualização social do currículo na educação de jovens e adultos: o caso de uma escola situada no Município de Sapé-PB. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4650 | - |
dc.description.abstract | Este trabajo busca articular tres aspectos fundamentales: el plan de estudios, la educación y la juventud y el campo de educación de adultos. Anclaje en la perspectiva de los estudios culturales, análisis de la contextualización (des) sociales del plan de estudios en la educación de jóvenes y adultos de una escuela situada en la ciudad de Sape, Estado de Paraiba. Teniendo en cuenta el estudio de casos técnicos, la investigación se llevó a cabo con seis estudiantes que trabajan en el corte de caña de azúcar, el primero y segundo segmentos de la educación de adultos, con el que se utilizó un enfoque metodológico cualitativo centrado en la entrevista y en el cuestionario semi-estructurado. Los datos se obtuvieron de un análisis sistemático de las categorías del plan de estudios, jóvenes y adultos y el campo de la escuela. El estudio confirmó la hipótesis de que el plan de estudios de la escuela resultó ser lejos de la vida social de los estudiantes, que apunta a la necesidad de una política educativa y replantea a la luz de los parámetros específicos del campo de la educación. | spa |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-07T15:08:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1644923 bytes, checksum: 7121a0f52acb2b8504dca1888ddc5f33 (MD5) Previous issue date: 2011-10-31 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-20T23:57:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1644923 bytes, checksum: 7121a0f52acb2b8504dca1888ddc5f33 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2011-10-31 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | por |
dc.subject | Escola do campo | por |
dc.subject | Curriculum | spa |
dc.subject | Educación de Jóvenes y Adultos | spa |
dc.subject | Escuela de campo | spa |
dc.title | A (des)contextualização social do currículo na educação de jovens e adultos: o caso de uma escola situada no Município de Sapé-PB | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Carlos, Erenildo João | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3119274144159124 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8475754592055851 | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação procura articular três questões centrais: o currículo, a educação de jovens e adultos e a educação do campo. Ancorando-se na perspectiva dos estudos culturais, analisa a descontextualização social do currículo na educação de jovens e adultos, de uma escola situada no município de Sapé, Estado da Paraíba. Considerando a técnica do estudo de caso, a pesquisa foi realizada com seis estudantes trabalhadores no corte da cana de açúcar, do 1º e 2º segmentos da EJA, com quem foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa centrada na entrevista e no questionário semiestruturado. Os dados obtidos foram sistematizados a partir das categorias de análise currículo, educação de jovens e adultos e escola do campo. O estudo confirmou a hipótese de que a proposta curricular da escola revelava-se distante da vida social dos estudantes, apontando a necessidade política e pedagógica de ressignificá-la à luz da especificidade dos parâmetros da educação do campo. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13343/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 1,61 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.