Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4650
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Rosalinda Falcão-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:25Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:57:44Z-
dc.date.available2012-04-19-
dc.date.available2018-07-20T23:57:44Z-
dc.date.issued2011-10-31-
dc.identifier.citationSOARES, Rosalinda Falcão. A (des)contextualização social do currículo na educação de jovens e adultos: o caso de uma escola situada no Município de Sapé-PB. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4650-
dc.description.abstractEste trabajo busca articular tres aspectos fundamentales: el plan de estudios, la educación y la juventud y el campo de educación de adultos. Anclaje en la perspectiva de los estudios culturales, análisis de la contextualización (des) sociales del plan de estudios en la educación de jóvenes y adultos de una escuela situada en la ciudad de Sape, Estado de Paraiba. Teniendo en cuenta el estudio de casos técnicos, la investigación se llevó a cabo con seis estudiantes que trabajan en el corte de caña de azúcar, el primero y segundo segmentos de la educación de adultos, con el que se utilizó un enfoque metodológico cualitativo centrado en la entrevista y en el cuestionario semi-estructurado. Los datos se obtuvieron de un análisis sistemático de las categorías del plan de estudios, jóvenes y adultos y el campo de la escuela. El estudio confirmó la hipótesis de que el plan de estudios de la escuela resultó ser lejos de la vida social de los estudiantes, que apunta a la necesidad de una política educativa y replantea a la luz de los parámetros específicos del campo de la educación.spa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1644923 bytes, checksum: 7121a0f52acb2b8504dca1888ddc5f33 (MD5) Previous issue date: 2011-10-31eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:57:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1644923 bytes, checksum: 7121a0f52acb2b8504dca1888ddc5f33 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2011-10-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospor
dc.subjectEscola do campopor
dc.subjectCurriculumspa
dc.subjectEducación de Jóvenes y Adultosspa
dc.subjectEscuela de campospa
dc.titleA (des)contextualização social do currículo na educação de jovens e adultos: o caso de uma escola situada no Município de Sapé-PBpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carlos, Erenildo João-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3119274144159124por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8475754592055851por
dc.description.resumoEsta dissertação procura articular três questões centrais: o currículo, a educação de jovens e adultos e a educação do campo. Ancorando-se na perspectiva dos estudos culturais, analisa a descontextualização social do currículo na educação de jovens e adultos, de uma escola situada no município de Sapé, Estado da Paraíba. Considerando a técnica do estudo de caso, a pesquisa foi realizada com seis estudantes trabalhadores no corte da cana de açúcar, do 1º e 2º segmentos da EJA, com quem foi utilizada uma abordagem metodológica qualitativa centrada na entrevista e no questionário semiestruturado. Os dados obtidos foram sistematizados a partir das categorias de análise currículo, educação de jovens e adultos e escola do campo. O estudo confirmou a hipótese de que a proposta curricular da escola revelava-se distante da vida social dos estudantes, apontando a necessidade política e pedagógica de ressignificá-la à luz da especificidade dos parâmetros da educação do campo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13343/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.