Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4653
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFalcão, Rejane Maria de Araújo Lira-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:27Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:54:04Z-
dc.date.available2012-05-08-
dc.date.available2018-07-20T23:54:04Z-
dc.date.issued2012-04-09-
dc.identifier.citationFALCÃO, Rejane Maria de Araújo Lira. Mapas conceituais e aprendizagem de conteúdo escolar no ensino fundamental I. 2012. 206 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4653-
dc.description.abstractThis research is the result of an experiment accomplished with Elementary students from the fifth year, of a Municipal Public School from João Pessoa PB. It aimed at developing teaching methodologies based on David Ausubel´s Meaningful Verbal Learning Theory (MVLT) to make viable learning of school contents in a meaningful way, adopting, as tool for this learning, the construction of conceptual maps. Experimentation occurred by means of Natural Sciences curricular component, in which Human Reproduction was explored as content. The used methodology refers to the basic, experimental research approach, with experimental guideline, and field strategies concerning information source and data collection of longitudinal temporality as well as quantitative and qualitative nature. For data collection a pre and a post test, in questionnaire form, were carried out. The first one intended to select students´ previous knowledge; and the second one to measure fulfilled changes. Semistructured interviews with the experimental group aiming at analyzing the built learning, from the students´ conception, were also fulfilled. By perceiving the specificity of the object of this study, it also prompts dialogue with those who took part in the process. Results pointed out, with no doubt, that the conceptual maps influenced meaningfully learning of the explored school content and they suggest that the mentioned experience is a strategy that offers perspectives of improvement of educational practices and serves as instrument for the advancement of investigations about teaching-learning processes.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 8201222 bytes, checksum: bc75227b0e370f0b8b54c889b5847d08 (MD5) Previous issue date: 2012-04-09eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:54:04Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 14138289 bytes, checksum: 386be87a0a46db2428cfb28cf16d8d64 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2113 bytes, checksum: 63eabd2d54b74b2b914a310c58344493 (MD5) Previous issue date: 2012-04-09en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectMapas conceituaispor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectConteúdo escolarpor
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectConceptual mapseng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectSchool contenteng
dc.titleMapas conceituais e aprendizagem de conteúdo escolar no ensino fundamental Ipor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Romero Tavares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188089696794361por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1844764770879206por
dc.description.resumoEste trabalho é o resultado de uma experimentação realizada com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, de uma Escola Pública da Rede Municipal de Ensino de João Pessoa PB, cujo objetivo principal foi desenvolver metodologias de ensino pautadas na Teoria da Aprendizagem Verbal Significativa (TAVS), preconizada por David Ausubel, como forma de viabilizar a aprendizagem de conteúdos escolares de forma significativa, adotando como ferramenta para essa aprendizagem a construção de mapas conceituais. A experimentação incidiu sobre o componente curricular Ciências Naturais, em que foi explorado o conteúdo Reprodução Humana. A metodologia utilizada insere-se na abordagem da pesquisa básica, experimental, com delineamento também experimental, com estratégias de campo, tanto em relação à fonte de informação quanto ao local de coleta dos dados, de temporalidade longitudinal e de natureza quantitativa e qualitativa. Para a coleta dos dados, foram realizados um pré e um pós-teste em formato de questionário - o primeiro, para selecionar os conhecimentos prévios dos alunos, e o segundo, para mensurar as mudanças ocorridas. Também foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a turma experimental, buscando analisar as aprendizagens construídas a partir da concepção dos alunos, por perceber que a especificidade do objeto deste estudo também suscita o diálogo com aqueles que participaram do processo. Os resultados apontaram, de forma segura, que os mapas conceituais influenciaram de forma significativa a aprendizagem do conteúdo escolar explorado e sugerem que a experiência feita é uma estratégia que oferece perspectivas de melhoria das práticas educativas e serve de instrumento para o avanço das investigações acerca dos processos de ensino-aprendizagem.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13314/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf13,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.