Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4656
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSousa, Ana Lúcia de-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:28Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:57:42Z-
dc.date.available2012-05-18-
dc.date.available2018-07-20T23:57:42Z-
dc.date.issued2012-10-18-
dc.identifier.citationSOUSA, Ana Lúcia de. Sexualidade humana e preconceito: do silêncio ao controle das condutas sexuais. 2012. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4656-
dc.description.abstractThe present dissertation aims to analyze the construction process of sexual prejudice, based on the sexual behavior of ancient civilizations and on the guidelines of sex education in Brazil. Based on the fundamentals of dialectical materialist approach, the daily life/attitude/social behavior are a basic element as a phenomenon; and the category possibility/reality is a methodological tool seeking to understand how the basis of sex education in different societies. Thus a historical digression takes place, searching the daily life of ancient and medieval civilizations for different ways of experiencing sexuality, and searching ecclesiastical control mechanisms for the various models of punishment of those sexual behaviors considered deviant. Then, the role of science and its representatives in conflicting dialogues on sexuality is highlighted. Finally, the origin of sex education in Brazil and the guidelines of educational policies regarding the implementation of actions, which enable meeting the demand of sexual diversity in schools is presented, as well as the inclusion of topics related to sexuality and its characteristics in the curriculum of schools. Given the discussions raised here, it is clear that the vagueness, in which the debate on sexuality issues in the educational sphere lies, highlights the barriers that mark the theme, which is mostly to be found in broader approaches. The need for the adoption of posture free of taboo and prejudice seems to be an effective alternative to promote a new educational space with less discrimination and more democracy.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 2901318 bytes, checksum: 5b1e6339618fc54ecbc5154e5a95aaa6 (MD5) Previous issue date: 2012-10-18eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:57:42Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2901318 bytes, checksum: 5b1e6339618fc54ecbc5154e5a95aaa6 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3095 bytes, checksum: 765fd60c5dc770c0982fe099a1881e76 (MD5) Previous issue date: 2012-10-18en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectTemas Transversaispor
dc.subjectSexualidadepor
dc.subjectPreconceito sexualpor
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectCross-cutting Themeseng
dc.subjectSexualityeng
dc.subjectSexual prejudiceeng
dc.titleSexualidade humana e preconceito: do silêncio ao controle das condutas sexuaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Richardson, Roberto Jarry-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5106522933535070por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2276382165372655por
dc.description.resumoO presente trabalho de Mestrado tem por objetivo analisar o processo de construção do preconceito sexual com base nas condutas sexuais de antigas civilizações e nas diretrizes da educação sexual no Brasil. Tomando por base os fundamentos do enfoque materialista dialético optou-se pelo cotidiano/atitude/conduta social como elemento basilar enquanto fenômeno e a categoria possibilidade/realidade como instrumento metodológico buscando uma compreensão de como se instituiu os pilares da educação da sexualidade nas diversas sociedades. Com esse fim principia uma digressão histórica, buscando no cotidiano das civilizações antiga e medieval, as diferentes formas de vivência da sexualidade e nos mecanismos de controle eclesiásticos, os diversos modelos de punição dos comportamentos sexuais considerados desviantes. Em seguida, destaca o papel da ciência e de seus representantes nos diálogos conflitantes com as questões sobre a sexualidade. Por fim, apresenta a gênese da educação sexual no Brasil e as diretrizes das políticas educacionais no tocante à implementação de ações que viabilizem o atendimento à demanda da diversidade sexual no âmbito escolar e a inserção, na grade curricular das escolas, de temas relativos à sexualidade e aos aspectos que a caracterizam. Diante das discussões aqui suscitadas, percebe-se que a obscuridade na qual ainda se mantém o debate sobre a questão da sexualidade no âmbito educacional evidencia os impasses que assinalam o tema que, na maioria das vezes, é situado em enfoques mais amplos. A necessidade da adoção de posturas livres de tabus e preconceitos parece constituir uma das medidas alternativas eficazes para a promoção de novos espaços educativos menos discriminantes e mais democráticos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13339/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.