Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4687
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorStocchero, Márcia Regina Soares-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:40Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:54:43Z-
dc.date.available2012-11-30-
dc.date.available2018-07-20T23:54:43Z-
dc.date.issued2012-06-11-
dc.identifier.citationSTOCCHERO, Márcia Regina Soares. Atendimento psicopedagógico à criança e o adolescente do Hospital Universitário Lauro Wanderley: implicações das práticas.. 2012. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4687-
dc.description.abstractEl niño y el adolescente cuando están hospitalizados se ven obligados a experimentar cambios drásticos en su vida, rompiendo bruscamente con su rutina en que estaban acostumbrados, por ejemplo, el convivio con los familiares, los amigos y, sobre todo con la escuela. Esa nueva realidad a que el internado necesita enfrentar podrá ocasionar un retraso en su desarrollo cognitivo, social y emocional. Con el intento de minimizar las posibles pérdidas que comprometen el desarrollo integral de los internados del Hospital Universitario Lauro Wanderley (HULW) fue creado el Proyecto :Trabajo Alternativo para el Pedagogo: El Niño Hospitalizado. Este trabajo de tesina de maestría tiene como objeto de estudio investigar las percepciones que los internados y sus acompañantes formalizan respecto al proyecto supradicho, con el intento de, a partir de sus declaraciones, mejorar la calidad de atendimientos educativos implementados. Para la recogida de datos, optamos por la investigación calitativa de observación participante, y cómo recurso metodológico, la entrevista con los niños y los adolescentes internados y sus acompañantes del HULW. Los resultados obtenidos a través de las declaraciones comprueban que el proyecto ha logrado alcanzar el objetivo la cual se propone en el sentido de rescatar la escolarización, la ruptura de la rutina del hospital y mejora de la autoestima del internado.spa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 2393808 bytes, checksum: fc66a1556f0288ed5a0d365523abc37d (MD5) Previous issue date: 2012-06-11eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:54:43Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Arquivototal.pdf: 2393808 bytes, checksum: fc66a1556f0288ed5a0d365523abc37d (MD5) Arquivototal.pdf.jpg: 2125 bytes, checksum: bfbe59eed3cf1297ce0fad53255a08d6 (MD5) Previous issue date: 2012-06-11en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCriançapor
dc.subjectAdolescentepor
dc.subjectEscolarizaçãopor
dc.subjectHospitalizaçãopor
dc.subjectNiñospa
dc.subjectAdolescentespa
dc.subjectEscolarizaciónspa
dc.subjectHospitalizaciónspa
dc.titleAtendimento psicopedagógico à criança e o adolescente do Hospital Universitário Lauro Wanderley: implicações das práticas.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Janine Marta Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8491430816252531por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9622182611502261por
dc.description.resumoA criança e o adolescente ao serem hospitalizados experimentam mudanças drásticas em sua vida, rompendo bruscamente com sua rotina em que estavam acostumados como, por exemplo, o convívio com os familiares, com os amigos e sobretudo com a escola. Essa nova realidade a qual o interno precisa enfrentar poderá ocasionar em atraso no seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional. Com o intuito de minimizar as possíveis perdas que comprometem o desenvolvimento integral dos internos do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW) foi criado o Projeto intitulado: Trabalho Alternativo para o Pedagogo: A Criança Hospitalizada. Esse trabalho de dissertação tem como objetivo investigar as percepções que os internos e seus acompanhantes formalizam sobre o referido projeto com a finalidade a partir de seus depoimentos melhorarem a qualidade de atendimentos educacionais implementados. Para coleta dos dados optamos pela pesquisa qualitativa de observação participante e como recurso metodológico a entrevista com as crianças e adolescentes internados e seus acompanhantes do HULW. Os resultados obtidos por meio dos depoimentos comprovam que o projeto tem conseguido alcançar o objetivo a qual se propõe no sentido resgatar a escolarização, a quebra da rotina hospitalar e melhoria da autoestima do interno.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13395/Arquivototal.pdf.jpg*
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdf2,34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.