Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4690
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSoares, Lupércia Jeane-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:41Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:54:31Z-
dc.date.available2012-12-04-
dc.date.available2018-07-20T23:54:31Z-
dc.date.issued2012-08-27-
dc.identifier.citationSOARES, Lupércia Jeane. Educação biocêntrica: contribuições para o processo de escolarização na educação básica.. 2012. 80 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4690-
dc.description.abstractLa presente pesquisa de naturaleza cualitativa fue realizada junto a los profesores de educación básica, y ha buscado analizar las contribuciones de la Educación Biocéntrica para la construcción de prácticas pedagógicas más favorables al aprendizaje y desarollo de la afectividad em el proceso de educación básica. Este estúdio se basa el teórico Principio Biocéntrico que habla de la importáncia de la construcción de las practicas pedagógicas dirigidas para el desarollo de los potenciales genéticos (la creatividad,vitalidad,la sexualidad, la afectividad, y transcendencia ) establecidas en la rutina escolar. Consiste en un paradigma de las ciências humanas, que visa el enfoque de superación de la discriminación con el desarollo de la afectividad. Teniendo en cuenta la afectividade promotor factor del aprendizaje, aborda-se la inteligéncia afectiva como algo primordial para el desarollo de la educación contemporánea así como los otros conceptos de igual importáncia como la conciencia ética, la integridad, la alteridad, y la autopoiesis. Para la recogida de datos fueron realizadas entrevistas semiestruturadas e interpretadas de acuerdo con la percepción del discurso. Tomamos como referencia el creador teórico Rolando Toro, y otros como Elisa Gonsalves, Fritjof Capra, Emanuel Lévinas, Paulo Freire, Feliciano Flores. A partir de los conocimientos adquiridos, vemos la necesidad de una educación centrada al desarollo integral, a partir de los potenciales genéticos como de naturaleza cognitiva, dirigida por la Educación Biocéntrica, com el desarollo cognitivo y establecimiento de las relaciones da alteridad. Por lo tanto los aducadores deben creer y vivir esta propuesta, transformando sus acciones pedagógicas.spa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Arquivototal.pdf: 375888 bytes, checksum: 39466019be008fbbe294c635a691e85f (MD5) Previous issue date: 2012-08-27eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:54:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 Arquivototal.pdf: 375888 bytes, checksum: 39466019be008fbbe294c635a691e85f (MD5) Arquivototal.pdf.jpg: 2098 bytes, checksum: 453f58cb0f54c7dd4d02db47f5d88ecd (MD5) Previous issue date: 2012-08-27en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEscolapor
dc.subjectAfetividadepor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectEducaciónspa
dc.subjectEscuelaspa
dc.subjectAfectividadspa
dc.subjectAprendizajespa
dc.titleEducação biocêntrica: contribuições para o processo de escolarização na educação básica.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gonsalves, Elisa Pereira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5800314750536359por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8983585631194071por
dc.description.resumoA presente pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada junto a professores de educação básica da cidade de João Pessoa, e buscou analisar as contribuições da Educação Biocêntrica para a construção de práticas pedagógicas mais favoráveis à aprendizagem e ao desenvolvimento da afetividade no processo da escolarização básica. Este estudo teve como base teórica o Princípio Biocêntrico, que aborda a importância de construir práticas pedagógicas voltadas para o desenvolvimento dos potenciais genéticos (criatividade, vitalidade, sexualidade, afetividade e transcendência) a partir das relações estabelecidas no cotidiano escolar. Consiste em um paradigma das ciências humanas, cujo enfoque é o desenvolvimento da afetividade para superação de toda forma de discriminação. Considerando a afetividade como fator promovedor da aprendizagem, aborda-se a inteligência afetiva como aspecto imprescindível para a educação contemporânea, bem como outros conceitos de igual importância como consciência ética, integralidade, alteridade e autopoiese. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas e interpretadas de acordo com a análise do discurso. Tomamos como referencial teórico o criador dessa temática Rolando Toro, entre outros, como Elisa Gonsalves, Fritjof Capra, Emanuel Lévinas, Paulo Freire, Feliciano Flores. A partir dos conhecimentos adquiridos, percebemos a necessidade de uma educação voltada para o desenvolvimento integral, considerando os potenciais genéticos abordados pela Educação Biocêntrica, bem como o desenvolvimento cognitivo e o estabelecimento de relações de alteridade. Para tanto, os educadores precisam acreditar e viver essa proposta, transformando suas ações pedagógicas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13359/Arquivototal.pdf.jpg*
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Arquivototal.pdf367,08 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.