Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4691
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAlmirante, Corina Marques de-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:41Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:54:35Z-
dc.date.available2012-12-07-
dc.date.available2018-07-20T23:54:35Z-
dc.date.issued2012-09-13-
dc.identifier.citationALMIRANTE, Corina Marques de. O perfil dos professores de Educação Física da rede Municipal de João Pessoa no Ensino Fundamental.. 2012. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2012.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4691-
dc.description.abstractThe research seeks to analyze the profile of physical education (PE) teachers from the local schools of the city of João Pessoa in the Elementary School. This is a descriptive survey with quantitative and qualitative approach. The scope of the research involves the teachers of Physical Education who work in the Elementary School in the nine aggregations. The sample comprises teachers of Physical Education (PE) from the local schools at the daytime shift. For the survey we used questionnaire as the instrument of data collection. The questionnaire is structured with open and closed questions and has two parts: profile of the teacher and physical education (PE) at school. There is a majority of females, 53.85%, which also shows a percentage of younger women in the aged group between 20-29 years old, explicitly 17.94%. As to the age group, 30.8% are above the age of 50, more than a half being male (23.7%). We draw attention to the labour conditions of the teachers, under which 51.3% are outsourced. It reveals that the teacher does not always know precisely the concept that he or she has been working with and other times he or she works with several concepts, without even realizing it, but trying to prepare meaningful lessons for students. The teachers perceive the relevance of the laws, the projects and programs, and try to establish a bridge between theory and in-class practice. Teachers from the local schools of the city of João Pessoa seek in their in-class practice to promote experiences that contribute for the formation of the student-citizen.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 4057366 bytes, checksum: c715e47b215a17d5e9009d1a4af54e11 (MD5) Previous issue date: 2012-09-13eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:54:35Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 4057366 bytes, checksum: c715e47b215a17d5e9009d1a4af54e11 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2012-09-13en
dc.description.sponsorshipFundação Carlos Chagas Filho de Amparo a Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEnsino Fundamental Ipor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectElementary Schooleng
dc.subjectEducationeng
dc.titleO perfil dos professores de Educação Física da rede Municipal de João Pessoa no Ensino Fundamental.por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Carlos, Erenildo João-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3119274144159124por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0236699196980161por
dc.description.resumoA investigação busca analisar o perfil dos professores de Educação Física da Prefeitura do Município de João Pessoa no Ensino Fundamental I. Trata-se de uma pesquisa descritiva, com uma abordagem quanti-qualitativa. O universo da pesquisa envolve professores de Educação Física que atuam no Ensino Fundamental I dos nove polos. A amostra compreende os professores de Educação Física da Rede Municipal do horário diurno. Para a pesquisa utilizamos como instrumento de coleta de dados o questionário. O questionário está estruturado com perguntas abertas e fechadas e composto por duas partes: perfil do professor e a Educação Física na escola. Existe uma predominância do sexo feminino com 53,85%, que também apresenta um percentual de mulheres mais jovens na faixa etária de 20-29 anos, o que indica 17,94%. Quanto à faixa etária 30,8% estão acima de 50 anos onde a maioria, correspondente a 23,7% é do sexo masculino. Chama atenção para a condição trabalhista dos professores onde, 51,3% são prestadores de serviços. Revela que nem sempre o professor sabe com precisão a concepção que vem trabalhando e outras vezes trabalham com várias, mesmo sem perceber, porém buscam elaborar aulas significativas para o aluno. Percebem a relevância das leis, dos projetos e programas, e tentam fazer uma associação em relação à teoria e a prática dos mesmos. Os professores da PMJP procuram com sua prática vivenciar experiências que contribuam com a formação do aluno-cidadão.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13367/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf3,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.