Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4712
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Marcelo da Fonsêca-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:48Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:56:32Z-
dc.date.available2013-10-22-
dc.date.available2018-07-20T23:56:32Z-
dc.date.issued2013-03-07-
dc.identifier.citationSANTANA, Marcelo da Fonsêca. Aprendizagem significativa em David Ausubel e Paulo Freire: regularidades e dispersões. 2013. 83 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4712-
dc.description.abstractThis work aims to investigate regularities and dispersions of the meaningful learning enunciation present in David Ausubel and Paulo Freire s writings. In this process, we employed Michel Foucault s Archeological Analysis of Discourse as the analysis tool. The research corpus is constituted of writings from the referred scholars, which are seen as primary documentary sources. The excavations, carried out in the discursive order about the meaningful learning, made it possible to verify a strong presence of a series of enunciations as its constitutive elements, for example, enunciations about the prior knowledge, mechanical or memoristic learning, learner s passiveness, world view and disposition to learn. Looking into the outcomes from the enunciative series and enunciations analysis, it was possible to observe that such authors defend the importance of prior knowledge as a starting point in the educational process. At the very end, we identified and described the possible contributions that David Ausubel and Paulo Freire have left to every educational context, including the popular education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArquivoTotal.pdf: 1803246 bytes, checksum: ac35c0f6c2e233f1a6591f449c398cb2 (MD5) Previous issue date: 2013-03-07eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:56:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 ArquivoTotal.pdf: 1803246 bytes, checksum: ac35c0f6c2e233f1a6591f449c398cb2 (MD5) ArquivoTotal.pdf.jpg: 2256 bytes, checksum: 8844a25ded615f864e500fd8b3e524ea (MD5) Previous issue date: 2013-03-07en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectPedagogic discourseeng
dc.subjectDiscurso pedagógico-
dc.subjectAprendizagem significativa-
dc.subjectPaulo Freire-
dc.subjectDavid Ausubel-
dc.subjectMeaningful learning-
dc.subjectPopular education-
dc.titleAprendizagem significativa em David Ausubel e Paulo Freire: regularidades e dispersões.por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Carlos, Erenildo João-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3119274144159124por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7067072831352386por
dc.description.resumoEste trabalho objetiva investigar as dispersões e regularidades do enunciado da aprendizagem significativa presente nos escritos de David Ausubel e Paulo Freire. Nesse processo, empregamos a ferramenta da Análise Arqueológica do Discurso (AAD) de Michael Foucault, como instrumento de análise. O corpus da pesquisa será constituído pelos escritos dos referidos estudiosos, vistos como fontes documentais primárias. As escavações, empreendidas na ordem discursiva sobre a aprendizagem significativa, possibilitou verificar uma forte presença de uma série de enunciados como seus elementos constitutivos, a exemplo, enunciados sobre os conhecimentos prévios, a aprendizagem mecânica ou memorística, disposição do educando em aprender, leitura do mundo e passividade do educando. Diante dos achados da série enunciativa e das análises dos enunciados, foi possível observar que os respectivos autores defendem a importância do conhecimento prévio como ponto de partida no processo educativo. Ao fim e ao cabo, identificamos e descrevemos as possíveis contribuições que David Ausubel e Paulo Freire deixaram a todo e qualquer contexto educativo, inclusive a educação popular.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13368/ArquivoTotal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ArquivoTotal.pdf1,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.