Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4729
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAleixo., Ramon de Alcântara-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:54Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:54:30Z-
dc.date.available2014-03-10-
dc.date.available2018-07-20T23:54:30Z-
dc.date.issued2013-08-19-
dc.identifier.citationALEIXO., Ramon de Alcântara. Das representações docentes nas tramas de minémosine: Cartografias de sedição e sedução nos caminhos e atalhos da História da educação na ditadura militar (1964-1985).. 2013. 125 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4729-
dc.description.abstractThe aim of this research is to problematize Prata (Campina Grande PB) State School History lady teachers trajectories and memories during the dictatorship (1964-1985). Therefore, their trajectories are scrutinized, highlighting the contrasts in the interaction: public life versus private life during such period. It was necessary, thus, to broaden the concept of historical source , supporting its operationalization in the dialogue with New Cultural History. The categories practices , appropriations and representations guided this study, emphasizing the uses of curricula prescribed by the institutional power in its interface with five teachers private lives. As methodological approach, it was chosen the Thematic Oral History Methodology , associated with educational opinions, classroom diaries and newspapers in the city and in the state, in order to constitute these memories/histories. The uses of the prescribed curricula problematized through the reading practices and discussion point out the various appropriations of the act of consumption itself, far beyond the passive and reproductive perspective. Concerning the interaction public life versus private life in teachers routine, the aim was to problematize the fluid boarders, which are intersected in the constitution of new identities.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ArquivoTotalRamon.pdf: 2831483 bytes, checksum: f70b20fb8529e0744d96cd9075aa990a (MD5) Previous issue date: 2013-08-19eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:54:30Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 2831483 bytes, checksum: f70b20fb8529e0744d96cd9075aa990a (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2495 bytes, checksum: 28555dc96a16041578f9b8b2fb056942 (MD5) Previous issue date: 2013-08-19en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação - ditadura militarpor
dc.subjectHistória do ensino - Brasilpor
dc.subjectGendereng
dc.subjectTeachers memorieseng
dc.subjectHistory Teachingeng
dc.subjectCurriculaeng
dc.subjectDictatorshipeng
dc.titleDas representações docentes nas tramas de minémosine: Cartografias de sedição e sedução nos caminhos e atalhos da História da educação na ditadura militar (1964-1985).por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira, Iranilson Buriti de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6085569185105786por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9394864068199262por
dc.description.resumoA presente pesquisa busca problematizar as trajetórias e memórias das professoras de História do Colégio Estadual da Prata (Campina Grande PB) ao longo da ditadura militar (1964-1985). Para tanto, perscrutamos suas trajetórias, evidenciando os contrastes na interação vida pública x vida privada ao longo do período. Fez-se necessário, assim, alargarmos a concepção de fonte histórica , embasando sua operacionalização no diálogo com a Nova História Cultural. As categorias práticas , apropriações e representações balizam nossos estudos, ressaltando os usos dos currículos prescritos pelo poder institucional em sua interface com a vida privada das cinco docentes em questão. Como aporte metodológico, utilizamos a metodologia da História Oral Temática , entrecruzada com pareceres educacionais, diários de classe e jornais de circulação na cidade e no estado na tessitura dessas memórias/histórias. Os usos dos currículos prescritos, problematizados através das práticas de leitura e discussão apontam para as diversas apropriações do próprio ato de consumo, muito além da perspectiva passiva e reprodutora. No que versa a interação vida pública x vida privada nos cotidianos docentes, procurou-se problematizar as fronteiras, fluidas, que se interceptam na configuração de novas identidades.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13391/ArquivoTotalRamon.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.