Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4730
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Gisania Carla de-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:08:54Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:56:00Z-
dc.date.available2009-12-21-
dc.date.available2018-07-20T23:56:00Z-
dc.date.issued2009-12-01-
dc.identifier.citationLIMA, Gisania Carla de. A dimensão educativa do processo de participação popular na gestão pública local. 2009. 188 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4730-
dc.description.abstractThis study refers an analysis of educative dimension of common participation s process in local public administration, trying to comprehend the organization of the manners of social individual, the acting collective spaces and the educative actions developed in this conjecture. In this sense it was theoretical methodological reference that constitutes from literature about participation like a practice for individual s emancipation, common education like the methodology that supports this practice and to this end the relation of these two concepts in Common Participation of Pedagogy. Like procedure it was applied questionary and interviews with a semi ready outline that allowed us to approximate this real situation also a documental data. We perceive that educative dimension of common participation constitutes from articulator theme, that is the public estimate responsible for mobilization of civilization it results in creation of spaces of learning and consequently the mobilization of local public environment to dialogue about public politics. For this context are created collective learning very important in the process of participation of the exercise of popular power and consolidation of cultura participation in the city.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:08:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 2904569 bytes, checksum: 47f1797bd4077cd65aea8cfd7c691ab6 (MD5) Previous issue date: 2009-12-01eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:56:00Z (GMT). No. of bitstreams: 3 arquivototal.pdf: 2904364 bytes, checksum: 14d6035ee840de6ebec96034e4a40d4e (MD5) arquivototal.pdf.txt: 342113 bytes, checksum: a5943118298636769e52b814862d87ba (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2128 bytes, checksum: 068210df2a294d66b2bd5a933f060784 (MD5) Previous issue date: 2009-12-01en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectParticipação Popularpor
dc.subjectGestão Públicapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectCommon Participationeng
dc.subjectPublic Administrationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCitizenshipeng
dc.subjectDemocracyeng
dc.titleA dimensão educativa do processo de participação popular na gestão pública localpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moreira, Orlandil de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3965769562932134por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7729794987552863por
dc.description.resumoO presente estudo volta-se para a análise da dimensão educativa do processo de participação popular na gestão pública local, buscando compreender as formas de organização dos sujeitos sociais, os espaços coletivos de atuação e as ações educativas desenvolvidas nessa conjuntura. Nesse sentido foi tomado como referencial teórico metodológico a literatura sobre a participação como prática para emancipação dos sujeitos; educação popular, como metodologia que favorece esta prática e, por fim, a relação desses dois conceitos na Pedagogia da Participação Popular. Como procedimento realizou-se a aplicação de questionário e entrevistas com roteiro semiestruturado, que nos permitiu uma maior aproximação dessa realidade, além de um levantamento documental. Percebemos que a dimensão educativa da participação popular constitui-se a partir de um tema articulador, que é o orçamento público, responsável pela mobilização da sociedade civil organizada, resultando na instituição de espaços de aprendizagem; assim como a mobilização da esfera pública local para o diálogo sobre políticas públicas. Portanto, nesse contexto são gerados aprendizados coletivos importantes no processo de participação, de exercício do poder popular e da consolidação de uma cultura de participação no município.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16568/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf2,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.