Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4754
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSouza, Luciano Batista de-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:04Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:54:52Z-
dc.date.available2014-06-09-
dc.date.available2018-07-20T23:54:52Z-
dc.date.issued2011-09-17-
dc.identifier.citationSOUZA, Luciano Batista de. Educação popular e teologia da enxada: Afinidades, convergências e complementaridades. 2011. 85 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4754-
dc.description.abstractEsta disertación tiene como objeto de investigación la Teologia de la Enxada, una experiencia formativa de cunho religioso que se dio en el nordeste brasileño a finales de los años 1960. A través de la perspectiva qualitativa y de las entrevistas realizadas, se investigó la relación entre esta experiencia formativa de vertiente religiosa y la Educación Popular. El estudio inserta la experiencia en la gênese de la Teologia de la Liberación, considerando su respectivo contexto histórico-social, sus procesos históricos en relación dialógica con la Educación Popular, llevando en cuenta la realidad humana, concreta, vivida en el continente latino-americano. El texto está estruturado en tres capítulos. En el primero capitulo, dedicamo-nos a construir un dialogo entre la Teologia de la Liberación y la Educación Popular considerando sus procesos históricos dentro de sus respectivos contextos. El segundo capitulo aborda la gênese y el desarrollo de la Teologia de la Enxada mientras experiencia de Educación Popular. Aspectos de su programa y método son historicizados dentro de su escenario religioso, histórico y social en el Nordeste de Brasil desde la década de 1960. En el tercero capitulo de la dissertação se resalta los puntos comunes complementarios a la Teologia de la Enxada y a la Educación Popular, en el que concerne a sus respectivas características formativas. De este modo, se buscó explanar la relación de afinidade, convergência y complementaridade entre la Teologia de la Enxada y la Educación Popular.spa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 608293 bytes, checksum: 905b9d11d45d07d9532ee054a2bbb046 (MD5) Previous issue date: 2011-09-17eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:54:52Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 608293 bytes, checksum: 905b9d11d45d07d9532ee054a2bbb046 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2011-09-17en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectTeologia da Libertaçãopor
dc.subjectTeologia da Enxadapor
dc.subjectEducação Popularpor
dc.subjectExperiência Formativapor
dc.subjectTeologia de la Liberaciónspa
dc.subjectTeologia de la Enxadaspa
dc.subjectEducación Popularspa
dc.subjectExperiencia Formativaspa
dc.titleEducação popular e teologia da enxada: Afinidades, convergências e complementaridadespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Luiz Gonzaga-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0503988592143324por
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objeto de pesquisa a Teologia da Enxada, uma experiência formativa de cunho religioso que se deu no nordeste brasileiro no final dos anos 1960. Através da perspectiva qualitativa e das entrevistas realizadas, investigou-se a relação entre esta experiência formativa de vertente religiosa e a Educação Popular. O estudo insere a experiência na gênese da Teologia da Libertação, considerando seu respectivo contexto histórico-social, seus processos históricos em relação dialógica com a Educação Popular, levando em conta a realidade humana, concreta, vivida no continente latino-americano. O texto está estruturado em três capítulos. No primeiro capitulo, dedicamo-nos a construir um dialogo entre a Teologia da Libertação e a Educação Popular considerando seus processos históricos dentro dos seus respectivos contextos. O segundo capitulo aborda a gênese e o desenvolvimento da Teologia da Enxada enquanto experiência de Educação Popular. Aspectos do seu programa e método são historicizados dentro do seu cenário religioso, histórico e social no Nordeste do Brasil desde a década de 1960. No terceiro capitulo da dissertação ressalta-se os pontos comuns complementares à Teologia da Enxada e à Educação Popular, no que concerne às suas respectivas características formativas. Deste modo, procurou-se explanar a relação de afinidade, convergência e complementaridade entre a Teologia da Enxada e a Educação Popular.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13430/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf594,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.