Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4764
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLeite, Maria Adélia Clementino-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:07Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:54:48Z-
dc.date.available2014-08-12-
dc.date.available2018-07-20T23:54:48Z-
dc.date.issued2013-08-29-
dc.identifier.citationLEITE, Maria Adélia Clementino. Práticas pedagógicas nos manuais didáticos (1938-1945). 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4764-
dc.description.abstractThe analyzes of the textbooks in Brazil are recent, and has been intensified by researchers because of its importance for the understanding of the school routine. Thus, textbooks bring significant aspects and able to reveal different information: the type of knowledge selected to compose the set of content to be taught in schools in different historical contexts, the most expressive content over others; ideologies present in provision of such content; methodological guidelines presented in these manuals, the role that authors play in society and the relationship of these with the practice of teaching. In this perspective, the present study aimed at analyzing ace discussions about the pedagogical practices in textbooks, directed the Normal Schools and Educational Institutes. To achieve this goal, we define some specific goals to this effect: understanding and describing the contents, methods and practice developed in textbooks. The research was methodologically carried out a survey of bibliographic sources, and we mention from the backs of authors such as theoretical Bittencourt (2004, 2010) and Chartier (1990). To perform the analysis we chose the textbooks Treaty of Pedagogy, Monsignor Pedro Anísio of (1955) and School Practices, Antonio D'Avila, in (1958), the works bring itself elements that guided the formation and practice teachers, highlighting theoretical concepts, suggestions for references to studies provided by various authors, laws, and guidelines for the development of educational practices, such as lesson plans, suggestions for application of evidence, studies on the various types of methods, among others.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 10016747 bytes, checksum: 1d4aae948dd958720cd7fcb34ca80123 (MD5) Previous issue date: 2013-08-29eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:54:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 10016747 bytes, checksum: 1d4aae948dd958720cd7fcb34ca80123 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2430 bytes, checksum: d4d0978640d9f2a19d1416a1a9c364de (MD5) Previous issue date: 2013-08-29en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectManuais Didáticospor
dc.subjectPráticas Pedagógicaspor
dc.subjectFormação de Professorespor
dc.subjectInstructional Manualseng
dc.subjectTeaching practiceseng
dc.subjectTeacher Educationeng
dc.titlePráticas pedagógicas nos manuais didáticos (1938-1945)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cardoso, Carlos Augusto de Amorim-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9003023654793814por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2209222177869508por
dc.description.resumoAs análises sobre os manuais didáticos no Brasil são recentes, e tem-se intensificado pelos pesquisadores devido à sua importância para a compreensão do cotidiano escolar. Deste modo, os manuais didáticos trazem aspectos significativos e capazes de revelar diversas informações: o tipo de conhecimento selecionado para compor o conjunto de conteúdos a serem ensinados nas escolas nos diferentes contextos históricos; os conteúdos mais expressivos em detrimento de outros; as ideologias presentes na disposição desses conteúdos; as orientações metodológicas apresentadas nesses manuais; a função que os autores desempenham na sociedade e a relação dos mesmos com o exercício do magistério. Nesta perspectiva, o presente estudo teve como objetivo geral analisar ás discussões sobre as práticas pedagógicas nos manuais didáticos, direcionadas as Escolas Normais e Institutos de Educação. Para alcançar tal objetivo, definimos alguns objetivos específicos que apontam nesse sentido: conhecer e descrever os conteúdos, métodos e práticas pedagógicas desenvolvidas nos manuais didáticos. A pesquisa foi, metodologicamente, realizada com o levantamento de fontes bibliográficas, e nos referenciamos a partir dos respaldos teóricos de autores como Bittencourt (2004, 2010) e Chartier (1990). Para a realização das análises escolhemos os manuais didáticos Tratado de Pedagogia, de Monsenhor Pedro Anísio, de (1955) e Práticas Escolares, de Antônio D Ávila, de (1958), as obras trazem em si, elementos que norteavam a formação e prática dos professores, destacando concepções teóricas, sugestões de referências para estudos com indicações de diversos autores, leis, e, orientações para o desenvolvimento de práticas pedagógicas, como planos de aulas, sugestões de aplicação de provas, estudos de sobre os diversos tipos de métodos, entre outros aspectos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13416/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf9,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.