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dc.creatorMedeiros, Sonayra da Silva-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:08Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:54:46Z-
dc.date.available2014-08-19-
dc.date.available2018-07-20T23:54:46Z-
dc.date.issued2013-10-25-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Sonayra da Silva. O gerencialismo na educação pública: a implementação do Sistema da Gestão Integrado (SGI) na rede municipal de Campina Grande-PB. 2013. 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4769-
dc.description.abstractThis dissertation results of a research in four municipal schools in Campina Grande/PB, objecting to analyze, in teaching municipal net, the management model of public school, specifically, the Integrated Management System (IMS) and their implementation process, by the understanding of managements and teachers. As theoretician and methodological proceedings, we realized conceptual deepening, documental analyzes, interviews with managements and we applied questionnaires with the teachers of chosen schools. In this research, we analyzed the IMS inserted in the context of changes and redefinition of State function, considering the Reform of State Apparatus in 1990 s and the public management administration. We adopted, yet, as theoretician support, the conception of amplified State of Gramsci, actual studies about New Liberalism of Third Way and their repercussions in educational politics, with the new configuration of civil society and the management function in public education. In this study, that foments the discussion about the interferences of management model in public school administration, we could certify, in general, an acceptation of IMS, for managements and teachers, understand it an efficient instrument to organization of pedagogical work. Which concerns, most specifically, to teachers, we observed some restrictions for this management model, deriving for work intensification that it causes. In a short synthesis, we consider that IMS constitutes in a big challenge for all that worries about for management democratization in school ambit.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGerencialismopor
dc.subjectGestão da Escola Públicapor
dc.subjectSistema de Gestão Integradopor
dc.subjectManagementeng
dc.subjectPublic School Administrationeng
dc.subjectIntegrated Management Systemeng
dc.titleO gerencialismo na educação pública: a implementação do Sistema da Gestão Integrado (SGI) na rede municipal de Campina Grande-PBpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Costa, Jean Carlo de Carvalho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7279526897191463por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2537349150689134por
dc.description.resumoEsta dissertação resulta de pesquisa em quatro escolas municipais de Campina Grande/PB, objetivando analisar, na rede municipal de ensino, o modelo gerencial de gestão da escola pública, especificamente, o Sistema de Gestão Integrado (SGI) e seu processo de implementação, a partir da compreensão de gestores e professores. Como procedimentos teórico-metodológicos, realizamos aprofundamento conceitual, análise documental, entrevistas semiestruturadas com gestoras e aplicamos questionários aos docentes das escolas selecionadas. Nessa pesquisa, analisamos o SGI inserido no contexto de mudanças e de redefinição do papel do Estado, considerando a Reforma do Aparelho do Estado nos anos 1990 e a administração pública gerencial. Adotamos, ainda, como suporte teórico, a concepção de Estado ampliado de Gramsci, estudos atuais sobre o Neoliberalismo de Terceira Via e suas repercussões nas políticas educacionais, com a nova configuração da sociedade civil e o papel do empresariado na educação pública. Neste estudo, que fomenta discussão acerca das interferências do modelo gerencial na gestão da escola pública, pudemos constatar, de modo geral, uma aceitação do SGI, por parte de gestoras e professores, entendendo-o como uma ferramenta eficaz para a organização do trabalho pedagógico. Em se tratando, mais especificamente, dos docentes, observamos algumas restrições a esse modelo de gestão, decorrentes da intensificação do trabalho por ele provocada. Em uma breve síntese, consideramos que o SGI constitui-se em um grande desafio para todos que anseiam pela democratização da gestão no âmbito escolar.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13411/arquivototal.pdf.jpg*
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

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