Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4812
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva Filho, Luiz Gomes da-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:22Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:54:27Z-
dc.date.available2014-11-05-
dc.date.available2018-07-20T23:54:27Z-
dc.date.issued2014-05-25-
dc.identifier.citationSILVA FILHO, Luiz Gomes da. Educação do campo e pedagogia Paulo Freire na atualidade: um olhar sobre o currículo do curso de Pedagogia da Terra da UFRN. 2014. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2014.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4812-
dc.description.abstractEsta disertación tiene como objetivo general comprender las contribuciones de la Pedagogía de Paulo Freire en el actual debate de la Educación del Campo. Como guía analítico, tenemos el currículo del Curso de Pedagogía de la Tierra de la Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Se analiza así, los acercamientos que se tiene hoy entre el Movimiento Por Una Educación del Campo y la pedagogía Paulo Freire. De las técnicas de pesquisa optamos por una profundizada revisión bibliográfica y análisis documental cuyo objetivo reside en la búsqueda por el amplio entendimiento de cuestiones complejas y extensivas de nuestra época. Como resultado alcanzado, presentamos algunas reflexiones acerca de la formulación de la Estructura Curricular del curso anteriormente citado y la presencia de principios de la Pedagogía Paulo Freire en ese currículo. La temática pesquisada se inserta en los objetivos del Grupo de Pesquisa de la Pedagogía Paulo Freire de la Universidade Federal da Paraíba (GEPP/UFPB) que busca dialogar sobre las contribuciones de la Pedagogía freireana en diversos espaciosspa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:22Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1460752 bytes, checksum: 702861cfb56ddad716f70e62dccb78ad (MD5) Previous issue date: 2014-05-25eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:54:27Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1460752 bytes, checksum: 702861cfb56ddad716f70e62dccb78ad (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1955 bytes, checksum: 860f94a96bf95a07747095e587038cf6 (MD5) Previous issue date: 2014-05-25en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação do Campopor
dc.subjectPedagogia Paulo Freirepor
dc.subjectPedagogia da Terrapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectEducación del Campospa
dc.subjectPedagogía Paulo Freirespa
dc.subjectPedagogía de la Tierraspa
dc.subjectCurrículospa
dc.titleEducação do campo e pedagogia Paulo Freire na atualidade: um olhar sobre o currículo do curso de Pedagogia da Terra da UFRNpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Porto., Rita de Cassia Cavalcanti-
dc.contributor.advisor1LattesPORTO, Rita de Cassia Cavalcanti.por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2349314484578406por
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo geral compreender as contribuições da Pedagogia Paulo Freire no atual debate da Educação do Campo, como recorte analítico temos o Currículo do Curso de Pedagogia da Terra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Analisa assim, as aproximações que se tem hoje entre o Movimento Por Uma Educação do Campo e a Pedagogia Paulo Freire. Entre as técnicas de pesquisa optamos por uma aprofundada revisão bibliográfica e análise documental cujo objetivo reside na busca pelo entendimento amplo de questões complexas e abrangentes de nossa época. Como resultado alcançado, apresentamos algumas reflexões sobre a formulação da Estrutura curricular do curso supracitado e a presença de princípios da Pedagogia Paulo Freire nesse currículo. A temática pesquisada se insere nos objetivos do Grupo de Pesquisa da Pedagogia Paulo Freire da Universidade Federal da Paraíba (GEPPF/UFPB) que busca dialogar sobre as contribuições da pedagogia freireana em diversos espaçospor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13407/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,43 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.