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Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira, José Luiz-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:28Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:17Z-
dc.date.available2010-03-19-
dc.date.available2018-07-20T23:55:17Z-
dc.date.issued2008-06-13-
dc.identifier.citationFERREIRA, José Luiz. Homens ensinando crianças: continuidade-descontinuidade das relações de gênero na educação rural.. 2008. 153 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4827-
dc.description.abstractCe travail a eu comme point de départ les expériences des instituteurs qui enseignent aux enfants des écoles rurales de la ville de Coxixola. Notre objectif était celui de vérifier si et de quelle façon l insertion de ces professionnels, dans un domaine éminemment féminin, au Brésil, produit de nouveaux signifiés pour cette profession. Dans ce but, j ai utilisé comme méthodologie les histoires de vie des cinq instituteurs du Secrétariat d Éducation de la ville et les récits d autres sujets dont les professeurs intéragissent dans le domaine professionnel : des professeurs, des élèves et l équipe du Secrétariat de l Éducation, dans la perspective de comprendre des expériences à partir des instituteurs eux-mêmes et des ses partenaires. Pour comprendre le travail réalisé par les instituteurs, j ai pris comme catégorie d analyse le genre et la masculinité en tant que des constructions socioculturelles à travers lesquelles c est possible de comprendre comment les expériences des instituteurs sont influencées par des signifiés associés aux relations de genre. Les histoires de vie sont vues à partir du trajet que les sujets ont parcouru dès son enfance jusqu à maintenant, en mettant en évidence la construction de la carrière de professeur et les expériences avec des enfants en salle de classe. J ai conclu que les expériences des professeurs de la ville de Coxixola ont été marquées par un processus de descontinuité-continuité du genre, en comprenant la descontinuité à partir de la présence physique des hommes dans l éducation infantile et la continuité comme l entretien de caractéristiques de la pratique de salle de classe associées à la masculinité traditionnelle hétérosexuelle.fra
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectMagistério infantilpor
dc.subjectGêneropor
dc.subjectMasculinidadepor
dc.subjectÉducation Infantilefra
dc.subjectGenrefra
dc.subjectMasculinitéfra
dc.subjectEducation Ruralefra
dc.titleHomens ensinando crianças: continuidade-descontinuidade das relações de gênero na educação rural.por
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Carvalho, Maria Eulina Pessoa de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4066341343633963por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2532903444034533por
dc.description.resumoO trabalho teve como ponto de origem as experiências dos homens professores que ensinam crianças nas escolas rurais do município de Coxixola. O objetivo foi verificar se e como a inserção desses professores num campo feminizado (magistério infantil) produz novos significados para o magistério e o ensino infantil. Para esse fim tomei como opção metodológica as histórias de vida dos cinco professores da Rede Municipal de Ensino e depoimentos de outros sujeitos com os quais os professores interagem no campo profissional: professoras, alunos e alunas, merendeiras e equipe da Secretaria da Educação, na perspectiva de compreender as experiências a partir dos próprios professores e dos seus pares. Para compreensão do trabalho desenvolvido pelos professores tomei como categorias de análise gênero e masculinidade, entendendo-as como construções sócioculturais pelas quais é possível compreender como as experiências docentes são atravessadas por significados associados às relações de gênero. As histórias de vida são vistas a partir da trajetória que os sujeitos traçaram desde a infância ao momento atual, destacando-se a construção da carreira docente e as experiências com crianças em sala de aula. A tese conclui que as experiências dos professores do município de Coxixola são marcadas por um processo de descontinuidadecontinuidade da ordem de gênero, entendendo a descontinuidade a partir da presença física dos homens no magistério infantil e a continuidade como a manutenção de características da prática docente associadas à masculinidade tradicional heterossexual.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13513/Arquivototal.pdf.jpg*
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