Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4851
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Leal., Antonio Fernando | - |
dc.date.accessioned | 2015-05-07T15:09:35Z | - |
dc.date.accessioned | 2018-07-20T23:57:50Z | - |
dc.date.available | 2010-03-25 | - |
dc.date.available | 2018-07-20T23:57:50Z | - |
dc.date.issued | 2009-02-26 | - |
dc.identifier.citation | LEAL., Antonio Fernando. Aprender a empreender: um pilar na educação de jovens e adultos.. 2009. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4851 | - |
dc.description.abstract | This thesis aims to evaluate the importance of the entrepreneurial education activities offered by Sebrae, especially those related to distance education, considering the changes occurred in the world of work. Based on the pillars of knowledge suggested by UNESCO as relevant to education of people up the XXI century learning how to know; learning how to do; learning how to live together and learn how to be this study suggests as additional issue in the education of young people and adults, the pillar of learning to be an entrepreneur. This type of learning aims to develop the search for autonomy by the participants, in order to face effectively the diverse situations of life, specially those related to the maintenance of themselves and their own families. The assessment is made possible by the analysis of documentary records produced and made available by Sebrae and the literature on the national and international practices related to EJA. Throughout the search has been sought evidences of increasing rates of enterprises survival in the period which educational programs have been offered by Sebrae in mode of EAD, concluding, from survey data, that there is a connection between these offerings and the young people and adults learning assimilation of how to undertake businesses. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2015-05-07T15:09:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1053318 bytes, checksum: e1be5a97b7a60e11f19332dd0bc92f1b (MD5) Previous issue date: 2009-02-26 | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-07-20T23:57:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1053318 bytes, checksum: e1be5a97b7a60e11f19332dd0bc92f1b (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2089 bytes, checksum: 3ae7c37fffd70837fbc40302bc9ff3ea (MD5) Previous issue date: 2009-02-26 | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | por |
dc.rights | Acesso aberto | por |
dc.subject | Educação empreendedora | por |
dc.subject | Empreendedorismo | por |
dc.subject | Mulher empreendedora | por |
dc.subject | Entrepreneurial education | eng |
dc.subject | Entrepreneurship | eng |
dc.subject | Education of young people and adults | eng |
dc.subject | Entrepreneurial women | eng |
dc.subject | Learning to be an entrepreneur | eng |
dc.title | Aprender a empreender: um pilar na educação de jovens e adultos. | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Scocuglia, Afonso Celso | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0207215501662942 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2707779656267487 | por |
dc.description.resumo | Esta Dissertação tem por objetivo investigar as ações educacionais especialmente as de ensino a distância e a contribuição do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Sebrae, para o aumento da capacidade de empreender de jovens e adultos, face às mudanças ocorridas no mundo do trabalho. Tendo como base os pilares do conhecimento sugeridos pela UNESCO como relevantes para a educação das pessoas no século XXI aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser o estudo sugere como complementar na Educação de Jovens e Adultos, o pilar do Aprender a Empreender. A orientação desse aprendizado visa à busca da autonomia pelo sujeito, para dar conta das diversas situações enfrentadas na vida, especialmente aquelas ligadas à manutenção de si e da própria família. A avaliação é possibilitada a partir da análise documental de registros produzidos e disponibilizados pelo Sebrae e pela literatura específica, sobre as práticas nacionais e internacionais relacionadas com a EJA. Ao longo do estudo procuram-se evidências do aumento dos índices de sobrevivência das empresas no período em que são oferecidas pelo Sebrae ações educacionais na modalidade de EAD, constatando-se, a partir de pesquisas, uma relação entre essas ofertas e a conformação do aprendizado para empreender de pessoas jovens e adultas. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFPB | por |
dc.subject.cnpq | CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.thumbnail.url | http://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13551/arquivototal.pdf.jpg | * |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivototal.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.