Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4871
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorKlimsa, Severina Batista de Farias-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:44Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:12Z-
dc.date.available2010-03-26-
dc.date.available2018-07-20T23:55:12Z-
dc.date.issued2006-11-30-
dc.identifier.citationKLIMSA, Severina Batista de Farias. As Tecnologias da Informação e Comunicação e a construção do conhecimento pelo aluno surdo. 2006. 94 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4871-
dc.description.abstractThis objective research to analyze the use of the Technologies of the Information and Communication TIC s - as mediating resources and/or facilitate in the education of deaf pupil e, concomitantly, in the construction of the discovery process, leaving of the practical apprehension of the daily one of a special room. In more specific level, it is intended: to point out the TIC s in the ballast of the control society, being verified as the technological speech directs it practical the educative pertaining to school; to argue the education of deaf people, pointing the methodologies used in the construction of the knowledge in special/inclusive rooms; to mediate practical daily of the pupils in the lessons being used the technology as methodology tool, to propitiate the construction of the knowledge and the access to the information. One works with the hypothesis that the TIC s is used of different resources multimedia - mediating/facilitate - that they propitiate the education of deaf pupil e, consequently, the construction of the knowledge. Although the resources facilitate to the process and the production of the knowledge of the pupil, salient that they discipline and control the behavior of the pupils - deaf or not -, when using itself of deriving tactics of the control society.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 466180 bytes, checksum: 0630a8709f8d687dba0d35c7e0f9460a (MD5) Previous issue date: 2006-11-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:55:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 466180 bytes, checksum: 0630a8709f8d687dba0d35c7e0f9460a (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3427 bytes, checksum: e32c1d3654bd5e2c27ede8d774dec63b (MD5) Previous issue date: 2006-11-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectEducação de surdospor
dc.subjectConstrução do conhecimentopor
dc.subjectTechnologies of the Information and Communicationeng
dc.subjectEducation of deaf peopleeng
dc.subjectConstruction of the knowledgeeng
dc.titleAs Tecnologias da Informação e Comunicação e a construção do conhecimento pelo aluno surdo.por
dc.title.alternativeThe Technologies of the Information and Communication and the construction of the knowledge for the deaf pupil.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima Júnior, Luiz Pereira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6612877269774581por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9660758465511645por
dc.description.resumoEsta pesquisa objetiva analisar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação TIC s como recursos mediadores e/ou facilitadores na educação do aluno surdo e, concomitantemente, na construção do processo de conhecimento, partindo da apreensão da prática cotidiana de uma sala especial. Em nível mais específico, pretende-se: situar as TIC s no lastro da sociedade de controle, verificando como o discurso tecnológico direciona-se às práticas educativas escolares; discutir a educação de surdos, apontando as metodologias utilizadas na construção do conhecimento em salas especiais; mapear a prática cotidiana dos alunos nas aulas utilizando a tecnologia como ferramenta metodológica, para propiciar a construção do conhecimento e o acesso às informações. Trabalha-se com a hipótese que as TIC s utilizam-se de diferentes recursos multimídia mediadores/facilitadores que propiciam a educação do aluno surdo e, conseqüentemente, a construção do conhecimento. Embora os recursos facilitem o processo e a produção do conhecimento do aluno, salienta-se que eles disciplinam e controlam o comportamento dos educandos surdos ou não , ao utilizar-se de táticas oriundas da sociedade de controle.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13562/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf455,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.