Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4872
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAmaral, Valmir Pimentel-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:44Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:11Z-
dc.date.available2010-03-26-
dc.date.available2018-07-20T23:55:11Z-
dc.date.issued2005-10-31-
dc.identifier.citationAMARAL, Valmir Pimentel. Education and technology: the use of multimidia as na improvement for the Literature Teaching in CEFET-AL. 2005. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4872-
dc.description.abstractThe aim of this paper is to analyze the application of the multimidia resources in the classroom, specially the computer as in improvement for the Literature teaching face to the pedagogical practice in CEFET-AL, and verify how the use of these new technologies means will contribute to the progress of this pedagogical action. For that, it uses as theoretical reference mainly the contributions of Pierre Lévy (that studies the new technologies and the changes of the world nowadays) emphasizing the new relation with knowledge due to these changes, besides authors working in Teaching and Literature fields, such as Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo, Fortini, Afrânio Coutinho, among others. It is appropriate to point out the importance of Reading when doing literature, where both are inseparable and interdependent. The corpus was organized base don written questionnaires with closed and mixed questions to a total 0f 79 students of the three years of the Medium Level (equivalent to High School) of CEFET-AL, and also a recorded interview with four teachers of the Language Area of this Institution.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 587862 bytes, checksum: fb7ee3598b08f09cf59688e9be50f5ce (MD5) Previous issue date: 2005-10-31eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:55:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 587862 bytes, checksum: fb7ee3598b08f09cf59688e9be50f5ce (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2005-10-31en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEnsino/Aprendizagempor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectNovas Tecnologiaspor
dc.subjectMultimídiapor
dc.subjectCEFET-ALpor
dc.subjectTeaching/Learningeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectNew Technologieseng
dc.subjectMultimidiaeng
dc.subjectCEFET-ALeng
dc.subjecteng
dc.titleEducação e Tecnologia: o uso da multimídia na melhoria do ensino de literatura no CEFET-ALpor
dc.title.alternativeEducation and technology: the use of multimidia as na improvement for the Literature Teaching in CEFET-ALeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abreu, Maria Claurênia Silveira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7511004575120088por
dc.description.resumoO objetivo deste estudo foi de analisar como se dá a relação entre os recursos da multimídia, especialmente o uso do computador em sala de aula na melhoria do ensino de Literatura, mediante prática pedagógica dos professores de literatura no CEFET-AL, e verificar como o uso desses novos meios tecnológicos contribuirão para a melhoria dessa prática pedagógica. Para tanto, utiliza como referencial teórico, principalmente, as contribuições de Pierre Lévy que trabalha com as novas tecnologias e as mudanças no mundo contemporâneo, enfatizando a nova relação com o saber , concernentemente a essas mudanças além de outros teóricos na área do ensino de Literatura, tais como Nelly Novaes Coelho, Marisa Lajolo, Fortini, Afrânio Coutinho, entre outros. O corpus foi constituído a partir de questionários escritos, contendo perguntas fechadas e mistas, em um total de 79 alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio do CEFET-AL, bem como de uma entrevista gravada com quatro professores de Literatura da Área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias desta Instituição. Palavras-chave: Ensino/Aprendizagem; Literatura; Leitura; Novas Tecnologias; Multimídia; CEFET-AL.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13491/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf574,08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.