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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4873
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Valeria Matos Leitão de-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:44Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:54:58Z-
dc.date.available2010-03-26-
dc.date.available2018-07-20T23:54:58Z-
dc.date.issued2009-02-27-
dc.identifier.citationMEDEIROS, Valeria Matos Leitão de. O Profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde: a pedagogia do cuidado e a promoção da saúde. 2009. 127 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4873-
dc.description.abstractThis study aimed to analyze the social representations of physical education professionals in the Unified Health System (SUS), some of the "pedagogy of care" such as education action toward a possible new seed promoter of health. This is a qualitative research based on the testimony of nineteen professional Fitness Project Healthy Living João Pessoa - Citizen Academy, the Municipal Health of João Pessoa. Empirical data were collected through observations and patchy semi-structured interview addressing the questions guiding this study: What is "caring" or "care" for the professional physical education? As physical education professionals care? It was also the testimonies of people involved in the project. Information was collected between January and April 2008, respecting the ethical aspects. In interpreting the data, using the analysis of content proposed by Bardin reflected the theory of social representations suggested by Durkheim and others. Social representations about what care and how care is the care referenced as a means of caring for themselves as well as the other and represent zeal, donation, satisfaction, prevention, protection, concern for community needs such as mental health , physical, and spiritual welfare, through listening, dialogue and tap the perspective of a working man that permeates the educational act, considering awareness as part of the educational process and to be valued. The discussions here also developed guidelines set out by the International Conference on Health Promotion, articulated the "policies" towards public health in recent decades also known as policies of Public Health. We believe that the professional physical education in the Unified Health System, has knowledge to contribute to the promotion of health, not in verticalized activity, but through a "pedagogy caregiver" to the exchange of knowledge from the needs and desires of other , making possible the success of health care as an ongoing and lasting change and aiming to improve the quality of life.eng
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dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectCuidadopor
dc.subjectSistema Único de Saúde - SUSpor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectCareeng
dc.subjectSUSeng
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.titleO Profissional de Educação Física no Sistema Único de Saúde: a pedagogia do cuidado e a promoção da saúdepor
dc.title.alternativeThe Professional Fitness in the National Health System: the pedagogy of care and health promotion seed.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Antonio Carlos Ferreira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4899348345631072por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9112463841059489por
dc.description.resumoEste estudo objetivou analisar as representações sociais dos profissionais de educação física, no Sistema Único de Saúde (SUS), acerca da "pedagogia do cuidado" como ação educativa voltada para uma possível nova semente promotora da saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, baseada nos testemunhos de dezenove profissionais de Educação Física do Projeto João Pessoa Vida Saudável Academia Cidadã, da Prefeitura Municipal de Saúde de João Pessoa. Os dados empíricos foram coletados através de observações assistemáticas e de entrevista semi-estruturada abordando as questões norteadoras deste estudo: O que é cuidar ou cuidado , para os profissionais de educação física? Como os profissionais de educação física cuidam? Consideraram-se, também, os testemunhos de pessoas envolvidas no projeto. As informações foram coletadas entre janeiro e abril de 2008, respeitando-se os aspectos éticos. Na interpretação dos dados, empregou-se a análise de conteúdo proposta por Bardin consubstanciada pela teoria das representações sociais propugnadas por Durkheim e outros. As representações sociais acerca do que é cuidar e como cuidar referenciaram o cuidado como um meio de cuidar de si, bem como do outro e representam zelo, doação, satisfação, prevenção, proteção, preocupação com as necessidades da comunidade, como a saúde mental, física, espiritual e o bem-estar, através da escuta, do diálogo e do toque, na perspectiva de um trabalho humanizado, que perpassa o ato educacional, considerando a conscientização como parte integrante do processo educativo e valorizadora do ser. As discussões aqui desenvolvidas também foram apontadas pelas diretrizes estabelecidas nas Conferências Internacionais de Promoção da Saúde, articuladas as políticas públicas voltadas para saúde nas últimas décadas, também conhecidas como políticas de Saúde Coletiva. Acreditamos que o profissional de educação física, no Sistema Único de Saúde, possui conhecimentos para contribuir com a promoção da saúde, não em atividade verticalizada, mas através da "pedagogia do cuidado" visando à troca de saberes a partir das necessidades e anseios do outro, tornando possível o êxito do cuidado em saúde como um movimento contínuo e duradouro, objetivando a transformação e melhoria da qualidade de vida.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13527/arquivototal.pdf.jpg*
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