Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4876
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Sandra Maria Cordeiro Rocha de-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:45Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:17Z-
dc.date.available2010-03-26-
dc.date.available2018-07-20T23:55:17Z-
dc.date.issued2007-11-08-
dc.identifier.citationCARVALHO, Sandra Maria Cordeiro Rocha de. Handicapped Person Social Representation Facing Inclusion/Exclusion.. 2007. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4876-
dc.description.abstractThe actual research had been reserved to investigate handicapped social representations facing exclusion / inclusion who participate in Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência FUNAD activities, located in João Pessoa, PB. It comes from aspects about handicapped person exclusion/inclusion context, searching for citizenship. The aim of this study was to give voice to these persons in order to, through their words; they could turn explicit the feelings, meanings and representations that rise out of the quotidian. Understanding one can attitudes and unveil the existing contradictions in inclusion and citizenship proposal. Form study analyses we chose Moscovici Social Representation Theory as theoretical- methodological as a support of a qualitative research. Seven persons were interviewed, who attended the institution previously referred, between the months of September and October of the current year. For data analysis it was selected the content analysis proposed by Bardin, from the theoretical categories exclusion, inclusion and citizenship, where they search to identify the social representations that these persons have about the exclusion/inclusion process and citizenship. The interviews analysis with the subjects involved in the research showed that those feel welcome in the institutional context that attend to, but the majority of the research subjects doesn t understand the inclusion, citizenship and rights proposal meaning, while citizens in the social context that are inserted. The study indicates that handicapped persons still bring with them the common sense about various feelings, among them we detach: the stigmatization and accommodation feelings that, in turn, remit, to my understanding, to a subordination alienation and ignorance attitude, about their rights as citizens in this inclusion perspective that the capital society, promoter of social exclusion, gives to them.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1296922 bytes, checksum: 110c81313904bd03e4a6cc362959d961 (MD5) Previous issue date: 2007-11-08eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:55:17Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1296922 bytes, checksum: 110c81313904bd03e4a6cc362959d961 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2352 bytes, checksum: e979bf6dd8cd32428c3d9205ee3768c0 (MD5) Previous issue date: 2007-11-08en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectRepresentação socialpor
dc.subjectPessoa com deficiênciapor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectSocial representationeng
dc.subjectHandicapped personeng
dc.subjectInclusioneng
dc.titleRepresentação Social da Pessoa com Deficiência frente à exclusão / inclusão.por
dc.title.alternativeHandicapped Person Social Representation Facing Inclusion/Exclusion.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Araujo, Edineide Jezine Mesquita-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1294753264777570por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3150483869436978por
dc.description.resumoA presente pesquisa reservou-se a investigar as representações sociais das pessoas com deficiência frente à exclusão / inclusão que participam das atividades da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência - FUNAD, localizada no município de João Pessoa, PB. Parte dos aspectos sobre a pessoa com deficiência, no contexto da exclusão e inclusão, na busca da cidadania. Têm o objetivo de dar voz as pessoas com deficiência, para que, através de suas falas, pudessem explicitar os sentimentos, significados e as representações que emergem no seu cotidiano. Compreendendo suas atitudes podem-se desvelar as contradições existentes que permeiam as propostas de inclusão e cidadania. Para a análise desse estudo, optou-se pela Teoria da Representação Social de Moscovici, como aporte teórico metodológico de uma pesquisa do tipo qualitativa, a partir do procedimento de entrevista com pessoas com deficiência, que freqüentam a referida instituição. Para análise dos dados foi selecionada a técnica da Análise de Conteúdo proposta por Bardin, a partir da seleção das categorias teóricas exclusão, inclusão e cidadania, em que buscamos identificar as representações sociais que essas pessoas têm a respeito do processo de exclusão / inclusão e cidadania. As análises das entrevistas com os sujeitos envolvidos na pesquisa revelaram que estes se sentem acolhidos no contexto institucional que freqüentam, mas a maioria dos sujeitos da pesquisa não compreende o significado da proposta inclusiva, da cidadania e dos seus direitos enquanto cidadãos no contexto social em que estão inseridos. O estudo aponta ainda que as pessoas com deficiência trazem consigo o senso comum acerca de sentimentos diversos, dentre os quais se destacam: estigmatização, a acomodação e a resignação, sentimentos que, por sua vez remetem, ao meu entender, uma postura de subordinação, alienação e desconhecimento acerca dos seus direitos como cidadão e cidadã dentro da perspectiva de inclusão que a sociedade do capital, produtora da exclusão social, lhes oferece.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13512/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.