Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4879
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Genoveva Batista do-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:46Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:38Z-
dc.date.available2010-03-26-
dc.date.available2018-07-20T23:55:38Z-
dc.date.issued2006-04-17-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, Genoveva Batista do. Contribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacional. 2006. 108 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4879-
dc.description.abstractThis research brings considerations about the technological language incorporated in the educational context, but specifically we approach the challenges that the Digital Technologies - TDIC present, in conceptual terms in the education field. Is a study case with specialization egresses pupils in education and communication and information s technologies - CETIC of UFPB in the year 2004/2005. Have the objective of contribute for the reflection on the used technological language in the education process mediated for the technology. The data had been gotten through the sending for electronic mails, of a research instrument to the pupils who already meet in the teaching activity. Through a qualitative boarding it was looked to describe and to explain the studied reality. We detach the importance of the understanding and appropriation of the technological language for the professors and, as resulted, we point that the incorporation of the technological language in the pedagogical process if configures as a new ability for the professor.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 357683 bytes, checksum: 61b7107fa10d76966e7ab2388ce0a307 (MD5) Previous issue date: 2006-04-17eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 357683 bytes, checksum: 61b7107fa10d76966e7ab2388ce0a307 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 2502 bytes, checksum: ba2670f8605556b6f6acac4258b75270 (MD5) Previous issue date: 2006-04-17en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLinguagem Tecnológicapor
dc.subjectTecnologias Digitais da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTechnological Languageeng
dc.subjectCommunication and Information s Technologies Digitaleng
dc.titleContribuições para a incorporação da linguagem tecnológica da informação e comunicação no contexto educacionalpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pimenta, Sônia de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3825839756301824por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5601656144053464por
dc.description.resumoEsta pesquisa traz considerações sobre a incorporação da linguagem tecnológica no contexto educacional, mas especificamente abordamos os desafios que as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação - TDIC apresentam, em termos conceituais no campo da educação. Trata-se de um estudo de caso realizado com alunos egressos do curso de especialização em educação e tecnologias da informação e comunicação CETIC da UFPB no ano de 2004/2005. Tem por objetivo contribuir para a reflexão sobre a linguagem tecnológica utilizada no processo da educação mediada pela tecnologia. Os dados foram obtidos através do envio por meio eletrônico, de um instrumento de pesquisa aos alunos do referido curso que já se encontram na atividade docente. Através de uma abordagem qualitativa procurou-se descrever e explicar a realidade estudada. Destacamos a importância da compreensão e apropriação da linguagem tecnológica pelos professores e, como resultados, apontamos que a incorporação da linguagem tecnológica no processo pedagógico se configura como uma nova competência para o professor.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13602/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf349,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.