Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4880
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBraga, Hélia Maria Barroso-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:46Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:06Z-
dc.date.available2010-03-26-
dc.date.available2018-07-20T23:55:06Z-
dc.date.issued2007-12-13-
dc.identifier.citationBRAGA, Hélia Maria Barroso. As Tecnologias da Informação e Comunicação na formação docente: análise do projeto político-pedagógico do curso de pedagogia das Universidades Federais. 2007. 164 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4880-
dc.description.abstractThe last decades of the 20th century and the beginning of the 21th century present themselves as a unique moment in Human history. It is possible to explain this movement of great social changes as the result of technological innovations which permeate all knowledge areas. However, It is observed that technological progress, by itself, does not answer the complex social requests. It is necessary to promote human development by education. In the knowledge society, education configures as a central point. This way, it is taken as study object in this dissertation, the educational policy projects for Pedagogy courses in Federal Brazilian Universities in the year 2007, so that it is possible to examine definitions which contribute to create the professional who works in education, these definitions are to pedagogic aplication of information and communication technologies. Therefore, trying to observe the transformation in the contemporaneity, it will be used categories such as culture, teaching development and curriculum to think over the formation of the professional in education, as well as to try to answer how this teacher's education has included the use of information and comunication technologies as pedagogic practice in the current social conjuncture. Taking a glance at the reference theories for the understanding of investigation categories, it is possible to comprehend the study in social, economical, cultural and educational fields, in the context of post modernity. This research done in the light of cultural studies, we propose to contribute with the discussions about teachers' formation, in the frontage of making a multi-cultural curriculum and pedagogic use of information and communication technologies, qualifying the future professional to work completily in the knowledge society.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1061709 bytes, checksum: e40c08d5ab77cbb6feafde3387647d3d (MD5) Previous issue date: 2007-12-13eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:55:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1061709 bytes, checksum: e40c08d5ab77cbb6feafde3387647d3d (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3751 bytes, checksum: ed63f3fb4eaf3312ad58c0684954fcf2 (MD5) Previous issue date: 2007-12-13en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicaçãopor
dc.subjectCiberculturapor
dc.subjectCurso de Pedagogiapor
dc.subjectCurrículopor
dc.subjectInformation and Comunication Technologieseng
dc.subjectCybercultureeng
dc.subjectPedagogy Courseeng
dc.subjectCurriculumeng
dc.titleAs Tecnologias da Informação e Comunicação na formação docente: análise do projeto político-pedagógico do curso de pedagogia das Universidades Federaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Pimenta, Sônia de Almeida-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3825839756301824por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7085488929697295por
dc.description.resumoAs últimas décadas do século XX e o início do século XXI se apresentam como um momento ímpar na história da humanidade. É possível atribuir esse movimento de transformação da sociedade, em grande parte, às inovações tecnológicas que hoje permeiam todas as áreas do conhecimento. Contudo, observa-se que o desenvolvimento tecnológico por si só não dá respostas às complexas demandas sociais. É preciso promover o desenvolvimento humano por meio da educação. Na sociedade do conhecimento, a educação se configura como o eixo central. Nesse sentido, toma-se como objeto de análise desta dissertação o Projeto Político- Pedagógico do curso de Pedagogia de universidades federais brasileiras, disponíveis no ano de 2007, de modo a verificar definições que contribuam para a formação do profissional da educação, voltadas para a utilização pedagógica das tecnologias da informação e comunicação. Para tanto, procurando observar as transformações na contemporaneidade, serão utilizadas as categorias cultura, formação docente e currículo para refletir sobre a formação do profissional da educação e procurar responder como a formação docente tem contemplado o uso das tecnologias da informação e comunicação como prática pedagógica na atual conjuntura social. Considerando o referencial teórico para o entendimento das categorias de investigação, foi possível compreender o fenômeno estudado nas esferas social, econômica, cultural e educacional, situando-o no contexto histórico da pós-modernidade. Com esta pesquisa, à luz dos Estudos Culturais, ampliam-se as discussões sobre a formação docente, na perspectiva da construção de um currículo multicultural e da utilização pedagógica das tecnologias da informação e comunicação, vindo a contribuir para a qualificação do futuro profissional da educação em consonância com a sociedade do conhecimento.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13534/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.