Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4884
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDiniz, Maria dos Milagres Fernandes-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:47Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:56:12Z-
dc.date.available2010-03-29-
dc.date.available2018-07-20T23:56:12Z-
dc.date.issued2007-11-30-
dc.identifier.citationDINIZ, Maria dos Milagres Fernandes. Um olhar direcionado às dificuldades De aprendizagem. 2007. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4884-
dc.description.abstractWith the intention to reflect on the difficulties of learning and the pedagogical practical that has been developed in the educational context, we carry through in this research, some reflexes regarding the learning difficulties, in special, the dyslexia. We opt, for an educational question, in presenting problematical of the phenomenon of the dyslexia, through of approaches of the difficulties of reading and writing that even so separate, the texts meet articulated and supplements. We carry through a case study, therefore we perceive between the childs taken care of in the NEDESP, our field of research, this pupil headed for the Aconhego school, that passing for one period of observation and assessment psychotherapist demonstrated to present dashes of dyslexia. Such in case that, we start to follow, to interview the mother and to analyze the educational material used by it in the school. Being able itself to conclude that the case study, it made possible I construct it of a critical, reflective and innovative work in the educational context, that certainly, to contribute for the deepening of studies on the dyslexia.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 448956 bytes, checksum: 4d9050e1022b9694c1d5e237350e7e50 (MD5) Previous issue date: 2007-11-30eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:56:12Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 448956 bytes, checksum: 4d9050e1022b9694c1d5e237350e7e50 (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3592 bytes, checksum: c0f588c6fdb92dfdae5ac462aea09e6b (MD5) Previous issue date: 2007-11-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectLearningeng
dc.subjectDifficultyeng
dc.subjectDyslexiaeng
dc.subjectDificuldade-
dc.subjectDislexia-
dc.titleUm olhar direcionado às dificuldades De aprendizagempor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Janine Marta Coelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8491430816252531por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7446669984357516por
dc.description.resumoCom o propósito de refletirmos sobre as dificuldades de aprendizagem e as práticas pedagógicas que têm sido desenvolvidas no contexto educacional, realizamos nesta pesquisa, algumas reflexões a respeito das dificuldades de aprendizagem, em especial, a dislexia. Optamos, por uma questão didática, em apresentar a problematização do fenômeno da Dislexia, através de enfoques das dificuldades de leitura e escrita que embora separado, os textos encontram-se articulados e intercomplementares. Realizamos um estudo de caso, pois percebemos entre as crianças atendidas no Núcleo de Educação Especial (NEDESP), nosso campo de pesquisa, este aluno encaminhado pela Escola Aconchego, que passando por um período de observação e avaliação psicopedagógica demonstrou apresentar traços de dislexia. Tal caso, passamos a acompanhar, entrevistar a mãe e analisar o material didático utilizado por ele na escola. Podendo-se concluir que o estudo de caso, viabilizou a construção de um trabalho crítico, reflexivo e inovador no contexto educacional, que certamente, contribuirá para o aprofundamento de outros estudos sobre a Dislexia.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13557/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf438,43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.