Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4887
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luzenira Maria Ferreira da-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:48Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:36Z-
dc.date.available2010-03-29-
dc.date.available2018-07-20T23:55:36Z-
dc.date.issued2006-12-19-
dc.identifier.citationSILVA, Luzenira Maria Ferreira da. A educação ambiental através da televisão: uma comparação entre o Globo Ecologia e o Repórter Eco. 2006. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4887-
dc.description.abstractThis research was made using the pressupposition that in Brazil Television is the great responsible to divulge debates and terms related to Environment and Environment Education. The objective is to question the relationship between form and contents in comunicative and formative chalenge to that TV programs of Environment Education in this Country. In the begning was done a literacy review of authors who have contributed to relate thems such as: Evironment, Media, Environment Education and Audiovisual Resource. In the following was made qualitative research of contents analisys and comparative analisys of two TV programs called, Globo Ecologia and Repórter Eco . In a critical view of reading that aims to relate: way, language and Institutional analisys. These TV programs are able to divulge community work to Environment . In the other hand, keep silence about integrative questions between Environment and society. Making a little diference of the general contents Media and advertising, taking so a conservative and reduced attitude to Environment. We note that TV as an instrument to Environment Education may not been seen as a neuter broadcast of contents. In another way must be seen as institution that has it´s language and attitude, that must be read as a conttribution to critical Environment Education.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1875334 bytes, checksum: 20a2ae0749ffa421e6a436ead631ebbc (MD5) Previous issue date: 2006-12-19eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:55:36Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1875334 bytes, checksum: 20a2ae0749ffa421e6a436ead631ebbc (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 3885 bytes, checksum: 80852a11b6e0254340e7da001294f06d (MD5) Previous issue date: 2006-12-19en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectMeio Ambientepor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectEducação Ambientalpor
dc.subjectRecurso Audiovisualpor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectEnvironment Educationeng
dc.subjectAudiovisual Resourceeng
dc.titleA educação ambiental através da televisão: uma comparação entre o Globo Ecologia e o Repórter Ecopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cordeiro, Jorge Chaves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5329369484381430por
dc.description.resumoEsta pesquisa foi realizada a partir do pressuposto de que a televisão no Brasil é a maior responsável pela divulgação dos debates e dos termos relacionados ao Meio Ambiente e a Educação Ambiental. Com o objetivo de questionar a relação entre forma e conteúdo no desafio comunicativo e formativo exercido pelos programas televisivos de Educação Ambiental deste país. Primeiramente realizou-se uma revisão de literatura a procura de autores que já tivessem contribuído com a inter-relação entre os temas: Meio Ambiente, Mídia, Educação Ambiental e Recurso Audiovisual. Em seguida realizou-se uma pesquisa qualitativa de analise de conteúdo e comparação de dois programas televisivos respectivamente chamados de Globo Ecologia e Repórter Eco. Em uma perspectiva crítica de leitura que visa relacionar o meio, a linguagem e a análise institucional. Percebe-se que os programas se esforçam por divulgar ações comunitárias de solidariedade ao meio ambiente. Por outro lado, mantém silêncios sobre questionamentos integrativos da crise ambiental e da sociedade. Pouco se diferenciam do discurso geral da mídia e da publicidade, concentrando-se em uma postura tanto reducionista quanto conservacionista do Meio Ambiente. Entende-se que a TV como instrumento para uma Educação Ambiental não pode ser vista como uma transmissora neutra de conteúdos. De outro modo, como meio institucionalizado no qual precisa-se decifrar linguagem e postura como contribuição formativa crítica para a Educação Ambiental.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13596/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.