Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4890
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Luís Havelange-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:49Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:38Z-
dc.date.available2010-03-29-
dc.date.available2018-07-20T23:55:38Z-
dc.date.issued2009-02-13-
dc.identifier.citationSOARES, Luís Havelange. Aprendizagem significativa na educação matemática: uma proposta para a aprendizagem de geometria básica. 2009. 141 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4890-
dc.description.abstractThis research is to examine the potential for a learning object developed with computational resources and with the purpose of assisting in the teaching of basic geometry. We used as the theme for Basic Geometry by we know the problems in their education today We work with the hypothesis that the use of learning object the lessons of geometry can foster meaningful learning in students. The research had as its main source the meaningful learning theory of Ausubel, but also looking at media studies entered in the field of mathematics education, especially those geared to the use of technology in teaching of science, and literature about the teaching of geometry in Brazil. The study was implemented in two distinct classes of administrative spheres (public and private) of high school, both being located in the city of Campina Grande - PB. As a methodology, we use a pre-and post-test, with questions classified according to the modified taxonomy of Bloom, according to the dimensions of cognitive knowledge. We applied the first test before presenting the learning object for students and the second after the study undertaken by students and teachers. The results showed us that the learning object had a great contribution to the learning of students. In both classes there was quite a considerable growth of the medium, even among students who had low notes in both tests. The analysis in terms of cognitive dimensions also showed that even in the tests that were classified in more complex dimensions, there was a substantial increase in performance of students.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.pdf: 1750455 bytes, checksum: b508baf418bfc444db70e5718515feaa (MD5) Previous issue date: 2009-02-13eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.pdf: 1750455 bytes, checksum: b508baf418bfc444db70e5718515feaa (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 4163 bytes, checksum: 995b270496bf3cdb5982dad53bdbfc91 (MD5) Previous issue date: 2009-02-13en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectObjeto de Aprendizagempor
dc.subjectEnsino de Geometriapor
dc.subjectLearning significanteng
dc.subjectObject of Learningeng
dc.subjectTeaching Geometryeng
dc.titleAprendizagem significativa na educação matemática: uma proposta para a aprendizagem de geometria básicapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Romero Tavares da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3188089696794361por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3257250803661886por
dc.description.resumoEsta pesquisa consistiu em analisar o potencial didático de um Objeto de Aprendizagem desenvolvido com recursos computacionais com o objetivo de auxiliar no processo de ensino de Geometria Fundamental. Utilizamos como tema a Geometria Básica por conhecermos a problemática no seu ensino atualmente. Trabalhamos com a hipótese de que a utilização de objetos de aprendizagem nas aulas de geometria poderá favorecer a aprendizagem significativa nos educandos. A pesquisa teve como principal fonte teórica a teoria da aprendizagem significativa de Ausubel, mas, também buscamos suportes em estudos inseridos no campo da Educação Matemática, principalmente aqueles voltados ao uso de tecnologias no ensino desta ciência, e Textos que tratam do ensino de Geometria no Brasil. O estudo foi aplicado em duas turmas de esferas administrativas distintas (pública e privada) do Ensino Médio, sendo ambas localizadas no município de Campina Grande PB. Como metodologia, usamos um pré e pósteste, com questões classificadas de acordo com a Taxonomia de Bloom, obedecendo às dimensões cognitivas do conhecimento. Aplicamos o primeiro teste antes da apresentação do Objeto de Aprendizagem para os alunos e o segundo após o estudo desenvolvido pelos discentes e professor. Os resultados nos mostraram que o Objeto de Aprendizagem teve uma grande contribuição para a aprendizagem dos alunos. Nas duas turmas houve um crescimento bastante considerável das médias, mesmo entre aqueles alunos que apresentaram notas baixas em ambos os testes. A análise feita em termos de dimensões cognitivas também mostrou que, mesmo nos testes que foram classificados nas dimensões mais complexas, houve um crescimento importante no desempenho dos estudantes.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13601/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf1,71 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.