Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4892
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPaiva, Rogério Alves de-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:49Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:55:37Z-
dc.date.available2010-03-29-
dc.date.available2018-07-20T23:55:37Z-
dc.date.issued2009-06-19-
dc.identifier.citationPAIVA, Rogério Alves de. Contribuições da fenomenologia para o ensino da geografia. 2009. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4892-
dc.description.abstractThis work is proposed to develop a study of the relationships between man and nature in a Phenomenological Geography approach seeking theoretical and methodological alternatives witch promote new perspectives of teaching for the student. To do so, a survey of the life of primitive peoples was done in order to get more intimate relations with the Nature, as well as, aspects of contemporary man s contact with the natural world. Based on the conceptions of geographicity in Eric Dardel, the study of the Earth was analyzed in a perspective that exceeds the spacephysics elements of the objective science, the geometric and measurable space. We sought to understand the world as a consequence of an intersubjective phenomenon, in which the relations of the human body with the Earth assume a decisive character for the understanding of a teaching-learning process turned to the space experienced in life. From the notions of spatiality, we tried to discuss the construction of the space in a phenomenological vision. For the inquiry, the qualitative methodology was used due to its documentary and bibliographical character. The essential assumptions in the teaching of Geography present themselves still filled up with a distant reality of the immediate spatial relations of student. In this way, the present research aims to contribute both to strengthen the discussions that are locked around theoretical and methodological issues in this area of education, but also to the Geography in school be associated with an education conception that aims at the formation of individuals able to relate to the Nature in a physical perspective, waking up so, other ways to see the Earth highlighting the original dimension of human existence.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 arquivototal.PDF: 2014874 bytes, checksum: 0ab44d979977ec4ba40d89fbddf82398 (MD5) Previous issue date: 2009-06-19eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:55:37Z (GMT). No. of bitstreams: 2 arquivototal.PDF: 2014874 bytes, checksum: 0ab44d979977ec4ba40d89fbddf82398 (MD5) arquivototal.PDF.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2009-06-19en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectGeografia fenomenológicapor
dc.subjectEspacialidadepor
dc.subjectRelações homem- Naturezapor
dc.subjectEnsino de Geografiapor
dc.subjectPhenomenological Geographyeng
dc.subjectSpatialityeng
dc.subjectHuman-nature relationshipseng
dc.subjectGeography Teachingeng
dc.subjecteng
dc.titleContribuições da fenomenologia para o ensino da geografiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Abílio, Francisco José Pegado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3509554568530853por
dc.description.resumoO presente trabalho se propôs a desenvolver um estudo das relações do homem com a Natureza numa abordagem da Geografia Fenomenológica buscando alternativas teóricas e metodológicas que promovam novas perspectivas de ensino para o aluno. Para isso, foi feito o levantamento da vida de povos primitivos no intuito de buscar suas relações mais íntimas com a Natureza como também, aspectos do contato do homem contemporâneo com o mundo natural. Baseado nas concepções de geograficidade em Eric Dardel, o estudo da Terra foi analisado numa óptica que ultrapassa os elementos físico-espaciais da ciência objetiva, do espaço geométrico, mensurável. Procurou-se compreender o mundo como conseqüência de um fenômeno intersubjetivo, no qual as relações do corpo do homem com a Terra assumem um caráter decisivo para a compreensão de um ensino-aprendizagem voltado ao espaço vivido. A partir das noções de espacialidade, buscou-se discutir a construção do espaço na visão fenomenológica. Para a pesquisa foi utilizada a metodologia qualitativa devido seu caráter documental-bibliográfico. Os pressupostos essenciais no ensino da Geografia apresentam-se ainda preenchidos de uma realidade afastada das relações espaciais imediatas do aluno. Desta forma, essa pesquisa tem a finalidade de contribuir tanto para fortalecer as discussões que se travam em torno de questões teóricas e metodológicas desta área de ensino, como também para que a Geografia na escola se associe a uma concepção educacional que objetive a formação de indivíduos capazes de se relacionarem com a Natureza numa perspectiva corporal, despertando assim, outros sentidos ao ver o planeta Terra destacando a dimensão originária da existência humana.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/13598/arquivototal.PDF.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.PDF1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.