Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4900
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNoronha, Isabelle de Luna Alencar-
dc.date.accessioned2015-05-07T15:09:52Z-
dc.date.accessioned2018-07-20T23:56:01Z-
dc.date.available2010-03-29-
dc.date.available2018-07-20T23:56:01Z-
dc.date.issued2008-11-04-
dc.identifier.citationNORONHA, Isabelle de Luna Alencar. Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri: cotidiano, saberes, fazeres e as interfaces com a educação patrimonial. 2008. 270 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal da Paraí­ba, João Pessoa, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/tede/4900-
dc.description.abstractThe following research paper discusses the educational practices of Casa Grande Foundation Homem Kariri Memorial, a NGO that works with education, communication, art and culture in the countryside of Ceará State. It consists of a bibliographical and ethnographical study, whose theoretical-methodological referential is the Oral History. During this work, it was searched to understand how a NGO, like Casa Grande Foundation, which is known for the fact that is managed by children, teenagers and young, who are protagonists of their teaching and learning processes, got the success as a consistent educational project, attracting the eyes of the world for it, over its fifteen years of existence. For this, an incursion was necessary in the complex world of NGOs and in the national and state policies of incentive to culture. We locate the interfaces of non-formal education in Casa Grande Foundation, with the patrimonial education, because it works with the local culture through researches, valorization and caring of Cariri Region Archeology, in Ceará. The patrimonial education in the everyday Casa Grande Foundation s knowledge and creations propitiate the development in boys and girls the feeling of making part a place, which can be reflected in practices of conscious and active citizenship for the preservation of immaterial and material patrimony in Cariri Region, Ceará, throughout their lives.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2015-05-07T15:09:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 parte1.pdf: 2041329 bytes, checksum: 18897a484dae8655cb4095769a098dff (MD5) Previous issue date: 2008-11-04eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-07-20T23:56:01Z (GMT). No. of bitstreams: 3 arquivototal.pdf: 17245522 bytes, checksum: 66d3788ac478530363fb1654388db617 (MD5) arquivototal.pdf.txt: 437087 bytes, checksum: 20ac38749f54c18e538ac03434ef0eee (MD5) arquivototal.pdf.jpg: 1943 bytes, checksum: cc73c4c239a4c332d642ba1e7c7a9fb2 (MD5) Previous issue date: 2008-11-04en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal da Paraí­bapor
dc.rightsAcesso abertopor
dc.subjectEducação não-formalpor
dc.subjectPatrimônio Culturalpor
dc.subjectFundação Casa Grandepor
dc.subjectNon-formal educationeng
dc.subjectCultural patrimonyeng
dc.subjectCasa Grande Foundationeng
dc.titleFundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri: cotidiano, saberes, fazeres e as interfaces com a educação patrimonialpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cury, Cláudia Engler-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2093931424355800por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8535907613523889por
dc.description.resumoA presente pesquisa discute as práticas educativas da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri, uma organização não-governamental - ONG, que trabalha com educação, comunicação, arte e cultura no interior do estado do Ceará. Compõe-se de um estudo bibliográfico e etnográfico, tendo por referencial teórico-metodológico a História Oral. No decorrer desse trabalho, procurou-se entender como uma ONG, que tem por peculiaridade o fato de ser gerida por crianças, adolescentes e jovens protagonistas dos processos de ensino e de aprendizagem que desenvolvem, conseguiu, ao longo de seus quinze anos de existência, constituir-se como um consistente projeto educativo, atraindo para si os olhares do mundo. Para tanto, foi necessária uma incursão no complexo mundo das ONGs e também nas políticas nacionais e estaduais de incentivo à cultura. Localizamos as interfaces da educação não-formal na Fundação Casa Grande, com a educação patrimonial, posto que a ONG trabalha com a cultura local, pesquisando, valorizando e cuidando da arqueologia da região do Cariri Cearense. A educação patrimonial presente nos saberes e fazeres cotidianos da Fundação Casa Grande propicia aos meninos e meninas o desenvolvimento de um sentimento de pertença que, ao longo de suas vidas, pode se traduzir em práticas de cidadania consciente e atuante na preservação do patrimônio material e imaterial na região do Cariri cearense.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFPBpor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede.biblioteca.ufpb.br:8080/retrieve/16573/arquivototal.pdf.jpg*
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivototal.pdf16,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.